TRE elege integrantes da nova mesa diretora
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) elegeu na tarde desta segunda-feira (14), os integrantes da nova mesa diretora para o biênio 2020/2021. Na sessão, os membros da Corte Eleitoral capixaba escolheram os novos presidente e vice-presidente.
A partir da indicação feita pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), a Corte elegeu como presidente o Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior. A vice-presidência do órgão e Corregedoria Regional Eleitoral será ocupada pelo Desembargador Carlos Simões Fonseca.
O atual presidente do TRE-ES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, e o vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, encerram seu mandato em dezembro de 2019.
Confira os currículos dos desembargadores eleitos:
Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior
O presidente eleito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) possui doutorado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo – USP (2010), mestrado em Direito Processual pela mesma Universidade (2006) e mestrado em Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2004).
O desembargador iniciou a sua carreira funcional no Poder Judiciário do Espírito Santo em 1994, como juiz substituto, sendo promovido por merecimento, em 1997 a Juiz de Direito de Entrância Especial.
Em 2007, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, ocupando o cargo de diretor da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), de 2010 a 2017, e de Corregedor Geral da Justiça, de 2017 a 2019. Na Justiça Eleitoral, também atuou como vice-presidente e corregedor do TRE-ES nos anos de 2015 a 2017.
O Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior é casado com Anna Lara Ferreira Brasil e pai de Arthur e Henrique.
Desembargador Carlos Simões Fonseca
O vice-presidente e corregedor eleito para o TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, nasceu em Barra de São Francisco, em 1950, e é filho de Adão Simões da Silva e Irene Ribeiro da Silva.
Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Administração de Empresas pela Faesa. O desembargador é especialista em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito de Estado pela Universidade Gama Filho – RJ. Além de mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pelas Faculdades Integradas de Vitória (FDV).
Ingressou na magistratura estadual em 1986, após ser aprovado em primeiro lugar em concurso público de provas e títulos promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado Espírito Santo e exerceu a judicatura de primeiro grau nas Comarcas de Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçú, Santa Teresa, Afonso Cláudio, Colatina, São Mateus, Linhares Vila Velha e Vitória.
Foi diretor do Fórum e Distribuidor do Foro da Capital e juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/ES, da classe dos juízes estaduais. Foi juiz membro do Colégio Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Vitória, de 2003 a 2004, tendo exercido a Presidência da Segunda Turma Recursal nesse período.
Em 2009, foi promovido a desembargador do TJES por merecimento e, atualmente, compõe a 2ª Câmara Cível. Também atuou como Ouvidor Judiciário no período de 2010 a 2013, e vice-corregedor geral da Justiça no Biênio 2018/2019.
O desembargador Carlos Simões Fonseca é casado com a desembargadora Janete Vargas Simões e pai de Thiago Felipe Vargas Simões e Maria Carolina Vargas Simões.
Com informações da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.