Reunião na Ales aborda a cultura Bantu no Estado do Espirito Santo
Música, arquitetura e vocabulário são algumas das expressões da cultura capixaba que apresentam referências dos povos bantus, de acordo com o pesquisador Paulo César Fernandes. O tema foi tratado na Comissão de Cultura, em encontro realizado nesta terça-feira (3), sob a perspectiva de valorização e preservação.
“A cultura bantu está presente de maneira muito forte no Espírito Santo, sobretudo no congo, que é uma expressão importante da nossa cultura”, disse Fernandes, que também é bailarino e coreógrafo.
Segundo ele, outra contribuição forte pode ser vista na arquitetura. “Temos igrejas católicas que apresentam, em sua arquitetura, desenhos espiralados, que são referências africanas, em especial da cultura bantu, que é uma das mais importantes quando falamos de África.”
A cultura bantu tem origem em um conjunto de povos da África Central que compartilhavam a mesma raiz linguística. Inclusive, no vocabulário, também é possível encontrar palavras de referência bantu, como “zanzar” e “fuzuê”.
A reunião do colegiado foi presidida pela deputada Iriny Lopes (PT) e contou com a presença dos deputados Sergio Meneguelli (Republicanos) e Gandini (Cidadania). Durante a reunião, os parlamentares discutiram a necessidade de fortalecer políticas públicas de preservação da cultura.
Fernandes sugeriu que a biblioteca pública da Casa tenha um acervo especial sobre a cultura bantu como referência para quem quiser estudar sobre o tema. Também defendeu o reconhecimento do trabalho dos mestres de saberes tradicionais.
“É só estudando a história que nós vamos conhecer a nossa cultura e fazer reflexões importantes sobre reconhecimento, reparação e igualdade”, destacou Gandini. Meneguelli sugeriu a criação de um Festival Estadual do Congo. “Precisamos de um evento grande, que seja referência, para valorizar essa expressão cultural tão forte do nosso Estado.”
Entre as sugestões apresentadas pela deputada Iriny Lopes (PT) está a criação do Dia Estadual da Cultura Bantu no Espírito Santo como forma de incentivar estudos e eventos sobre o assunto.
Fonte: Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.