Saúde contabiliza quase 100 reuniões este ano

Saúde contabiliza quase 100 reuniões este ano

Colegiado prestou contas dos trabalhos realizados, que incluíram visitas técnicas a hospitais e audiências públicas no interior

A Comissão de Saúde realizou, nesta terça-feira (12), reunião para prestação de contas das atividades deste ano. O presidente do colegiado, deputado Dr. Bruno Resende (União), ressaltou que foram quase 100 reuniões ao longo de dez meses. “A gente não ficou uma semana parado, um dia parado. Foi trabalho o tempo inteiro”, afirmou.

Fotos da reunião

Ao todo, foram 29 reuniões ordinárias, 29 visitas técnicas, 23 reuniões extraordinárias, 13 audiências públicas, 3 prestações de contas da Secretaria de Saúde do Estado e 66 proposições protocoladas, entre indicações e requerimentos de informação.

Parcerias

Parcerias com hospitais filantrópicos e com a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) foram destaques, bem como as melhorias nos hospitais do estado tanto em termos de estrutura física como de oferta de serviços, resultado das ações do colegiado de Saúde

Bruno declarou-se “fã” da rede filantrópica do estado e afirmou que ela é responsável por 60% dos serviços prestados de alta complexidade e 50% dos de média complexidade. “Se nós não tivéssemos os hospitais filantrópicos em solo capixaba, não teríamos saúde digna. Não teríamos condição de ofertar os serviços do quais o capixaba precisa.”

Avanços

O secretário estadual de Saúde, Miguel Duarte, classificou como “excelente” a interlocução do colegiado com as entidades da área e parabenizou o trabalho realizado pela comissão em 2023.

Duarte ressaltou que o Espírito Santo é o estado que mais investe em saúde no sul e sudeste do país; Mesmo assim, ponderou, a saúde é algo “complexo” e há muito a se fazer.

O secretário ainda destacou o sucesso do programa-piloto para acabar com a ociosidade dos centros cirúrgicos no estado. “A maioria os centros cirúrgicos no estado funcionam entre 8 e 15 horas. Todo esse período, entre 15, 16 horas até a manhã do dia seguinte, nós temos de oportunidade de expansão sem trazer grandes investimentos financeiros.” A ideia, segundo ele, é expandir a iniciativa para toda a rede.

Metas

Dr. Bruno também apresentou as metas da Comissão para o ano de 2024, sendo elas complementar as visitas técnicas de modo a alcançar toda a rede de saúde pública do estado, continuar avançando na criação de políticas públicas para a solução dos vazios assistenciais no Espírito Santo e realizar debates sobre os principais cases de inovação em temas estratégicos de saúde pública.

Também estiveram presentes os deputados Zé Preto (PL) e Pablo Muribeca (Patri).