Proposta enaltece congo e jongo capixabas

Proposta enaltece congo e jongo capixabas

Espírito Santo pode ganhar semana dedicada a promover gênero musical e dança tradicionais da cultura do estado

O deputado Lucas Scaramussa (Podemos) quer instituir no estado a Semana de Valorização do Congo e Jongo Capixaba. A medida, prevista no Projeto de Lei 829/2023, visa reconhecer a importância dessas manifestações culturais tradicionais do Espírito Santo.

Compostos por danças, cantos, ritos e saberes populares, o jongo e o congo são práticas de matrizes africanas, principalmente dos povos bantus, consolidadas no Brasil por meio dos escravizados que trabalhavam em lavouras de café e cana-de-açúcar.

Lucas Scaramussa avalia que celebrar tais práticas ancestrais funciona como um elo entre a história, a identidade e a memória popular capixaba, além de incluir e valorizar a diversidade étnica racial presente nas congadas. “Por meio de atividades educativas, exposições, apresentações e oficinas, será possível disseminar o conhecimento sobre o congo”, explica o deputado.

Se a proposta virar lei, a celebração será realizada, anualmente, na semana do dia 5 de outubro, data em que se comemora o dia de São Benedito, padroeiro do congo capixaba. Vale ressaltar que a Festa de São Benedito e São Sebastião é um dos festejos mais tradicionais do Espírito Santo e atrai diversos turistas para a comemoração anual. Se destacam as festividades realizadas em Nova Almeida (Serra) e Itaúnas (Conceição da Barra).

A iniciativa, aponta Scaramussa, também pode estimular e incentivar o desenvolvimento econômico local, gerando receitas para os setores de turismo, gastronomia, hospedagem e comércio, ao mesmo tempo em que promove a imagem do Espírito Santo como um destino turístico rico em cultura e tradições populares.

Estímulo ao turismo

Conforme os dados de 2023, divulgados a partir de levantamento realizado pela Secretaria de Turismo (Setur-ES) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a atividade turística no Espírito Santo acumulou ao longo do ano passado alta de 17%, o que demonstra que o setor permanece em ascensão.

Além disso, o estado está em 10º lugar no ranking que mede o volume da atividade turística em crescimento. Conforme o Boletim Economia do Turismo, divulgado no último semestre do ano passado, o setor de atividades culturais e desportivas ocupa o terceiro lugar entre os segmentos com maior arrecadação.

Com base nos dados do Novo Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as atividades características do turismo no Espírito Santo, no 3º trimestre de 2023, geraram mais de 720 postos de trabalho formais.

Tramitação

A matéria foi encaminhada para análise da Comissão de Justiça, responsável por analisar conclusivamente projetos que tratam da inclusão de datas comemorativas no calendário oficial do Estado.

Acompanhe a tramitação do PL 829/2023