Assembleia terá Comenda Gerson Camata

Assembleia terá Comenda Gerson Camata

Iniciativa do presidente da Casa, deputado Marcelo Santos, reconhece atuação do ex-governador para a valorização das tradições italianas

Uma nova honraria está prestes a ser criada na Assembleia Legislativa (Ales). Trata-se da Comenda do Mérito “Gerson Camata”, que será concedida exclusivamente em 2024, em alusão à comemoração dos 150 da Imigração Italiana no Brasil. O Projeto de Resolução (PR) 3/2024 é do presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), que terá preferencialmente a incumbência de marcar uma sessão solene para a entrega da honraria a até 40 pessoas.

De acordo com a proposta, “a Comenda do Mérito ‘Gerson Camata’ será concedida a nacionais ou estrangeiros, aos descendentes de italianos ou entidades e empresas representativas de seus interesses que se destacarem na prestação de relevantes serviços nas seguintes áreas: filantropia, trabalho voluntário e iniciativas sociais; política; acadêmica ou científica; artes e cultura; comércio, indústria e empreendedorismo; e saúde”.

Características

A comenda será acompanhada de diploma e inscrita em livro de registros desta Casa de Leis. A insígnia será uma cruz de quatro braços arredondados e esmaltados em branco e azul, contendo no centro um disco com a efígie do busto do ex-governador. No reverso, um disco com as armas do Estado e, em volta, a inscrição: Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

“Gerson Camata foi o primeiro ítalo-brasileiro a assumir o governo do Espírito Santo. No Congresso Nacional foi autor da emenda constitucional que garantiu aos brasileiros a dupla cidadania e autor do projeto de lei do Dia Nacional do Imigrante no Brasil. A criação da Comenda ‘Gerson Camata’ é destinada a reconhecer e homenagear os descendentes de italianos que se destacaram de forma notável na sociedade”, explica o proponente na justificativa da proposta.

“Ela visa celebrar as realizações excepcionais de indivíduos que, através de seu talento, dedicação e empenho, têm contribuído de maneira significativa para o progresso e o bem-estar da comunidade capixaba. A rica herança italiana é um tesouro inestimável que moldou e influenciou o desenvolvimento cultural, científico, artístico, empresarial e social em todo o mundo”, complementa o presidente.

Confira a íntegra e tramitação do PR 3/2024

Exposição

Ainda em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e ao ex-governador, morto em 2018, o Legislativo realiza, a partir de quarta-feira (21), a exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana”. A mostra é aberta ao público e fica em cartaz até 19 de abril, das 7 às 19 horas, no térreo da Ales.

A mostra vai celebrar o legado político e cultural de Camata, autor da lei que institui o Dia Nacional do Imigrante Italiano, celebrado em 21 de fevereiro. Nessa data, em 1874, chegaram ao Porto de Vitória (ES), a bordo do navio à vela “La Sofia”, as primeiras 380 famílias italianas que se estabeleceram no Estado.

Na exposição, o visitante terá a oportunidade de explorar uma variedade de interações, desde uma linha do tempo da imigração italiana, a uma caminhada pelo legado e histórico político de Gerson Camata e um dispositivo com uma experiência sensorial imersiva. Além disso, serão exibidos itens da coleção pessoal de Camata.

Serviço

Exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana”
Abertura: 21 de fevereiro, às 19 horas
Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Térreo