Deputados prestigiam posse de Davi Diniz

Deputados prestigiam posse de Davi Diniz

Empossado nesta terça-feira (12) conselheiro do Tribunal de Contas, Diniz foi eleito para a vaga pela Assembleia Legislativa

Presente na solenidade de posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-ES), Davi Diniz, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), afirmou que a experiência do ex-chefe da Casa Civil do governo do Estado servirá de base para um trabalho que vai somar muito dentro da nova realidade da administração pública capixaba.

Marcelo disse que apesar de a indicação do nome se tratar de uma prerrogativa do Parlamento estadual, todos os 30 deputados entenderam que têm uma missão a ser cumprida no Legislativo à qual não poderiam renunciar.

Fotos da posse

O presidente destacou que no Espírito Santo, ao contrário de outros estados e até mesmo em alguns municípios, os Poderes dialogam com harmonia e respeitando os limites que os separam.

Esse diálogo permanente, frisou, tem permitido entregas para a população, tornando o Espírito Santo referência no país em equilíbrio fiscal e desempenho social e econômico.

“Justamente com base no espírito deste diálogo que decidimos (a Ales), por maioria esmagadora, eleger Davi Diniz para ocupar a vaga de indicação do Parlamento para exercer a função de conselheiro do Tribunal de Contas”, pontuou.

Ele destacou que Diniz tem espírito público e conhece como poucos as necessidades dos municípios e como funciona a máquina pública, pois, além de servidor concursado, desempenhou várias funções ocupando cargos de gestão.

Governador 

O governador Renato Casagrande (PSB) também destacou a importância de Davi Diniz na Corte de contas, pontuando que seu ex-chefe da Casa Civil conhece os municípios capixabas, os gestores públicos, a política e a administração pública.

“Tenho certeza que ele (Diniz) estará sempre de portas abertas para ajudar os prefeitos e os gestores estaduais a aperfeiçoarem o funcionamento da máquina administrativa”, declarou.

O presidente do TCE-ES, Domingos Taufner, em discurso antes de empossar o novo conselheiro, citou que Diniz estava assumindo uma das funções mais importantes e desafiantes do estado.

“Tenho certeza que essa tarefa será exercida muito bem. Contamos com a sua juventude, a sua experiência pública, capacidade de diálogo, coragem e todos os atributos de que dispõe para continuarmos construindo uma Corte de contas de excelência”, afirmou.

Taufner manifestou ainda que os 16 anos dedicados por Davi ao serviço público vai ajudar também em outra missão do TCE no sentido de somar forças voltadas para o aperfeiçoamento do estado democrático e social de direito.

Em seu discurso após tomar posse, Davi Diniz citou que atuou em diversas esferas da máquina pública, e essa experiência irá ajudá-lo a vencer os desafios do novo cargo, agora no TCE-ES.

“Por onde passei deixei amigos, políticas públicas implantadas e muitas horas de dedicação”, lembrou ao citar o seu currículo iniciado como analista concursado do Poder Executivo, passando depois a exercer atividades de especialista em políticas públicas e gestão governamental.

O novo conselheiro afirmou que está em sintonia com os novos tempos do TCE-ES que é o foco mais na orientação dos gestores públicos no sentido de evitar erros que possam resultar em punições.

Ele agradeceu aos parlamentares pela indicação de seu nome, citando especialmente as articulações de Marcelo Santos e dos deputados socialistas Dary Pagung e Tyago Hoffmann em torno da eleição de sua candidatura para a vaga.

“Nada do que disser aqui será capaz de expressar minha profunda gratidão aos nobres representantes do povo capixaba. Tenho a plena consciência da responsabilidade de receber tamanha honraria”, enfatizou.

Além de Marcelo Santos, vários deputados e toda a bancada feminina da Ales, composta por Janete de Sá (PSB), Raquel Lessa (PP), Iriny Lopes (PT) e Camila Valadão (Psol), prestigiaram a posse de Diniz.

Além dos conselheiros do TCE, do governador Renato Casagrande e do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, a mesa da solenidade foi composta também pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira; pela procuradora-geral de Justiça do Estado, Luciana Andrade; pelo presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo; e pelo procurador-geral do Ministério Público Especial de Contas, Luciano Vieira.