Ales homenageia equipe que prendeu Marujo
Comissão de Justiça reconheceu o trabalho de 32 servidores envolvidos na prisão do criminoso que figurava na lista dos mais procurados do estado
Policias civis e militares, delegados e autoridades estaduais integrantes da operação policial que prendeu, na última sexta-feira (8), o chefe de uma organização de traficantes em Vitória, foram homenageados pela Assembleia Legislativa (Ales). Trinta e dois membros das forças de segurança do estado, entre eles, o titular da pasta de Justiça (Sejus), Rafael Pacheco, e o delegado-chefe da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), José Darcy Arruda, receberam a homenagem em reunião da Comissão de Justiça nesta quinta-feira (14).
O presidente do colegiado e autor da iniciativa, deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), destacou o papel e a atuação policial resultante na prisão do líder da organização criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV) Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo, preso no Bairro da Penha, na capital capixaba.
“A gente não pode vangloriar bandido. Vou me referir à atuação de vocês [polícia e Justiça] por ter prendido esse cidadão que é um risco para a sociedade espírito-santense. Esse trabalho é fundamental ser reconhecido com certificado e ao vivo na TV Assembleia para toda a sociedade”, registrou Mazinho.
O deputado Capitão Assumção (PL) disse se tratar de um momento memorável e um grande reconhecimento prestado às forças de segurança. “Cada homenagem que prestamos aos nossos valorosos policiais são grandes homenagens. O governo do estado tem uma dívida com nossos profissionais de segurança pública que é a questão salarial. Mas isso não foi obstáculo para que vocês vencessem o crime”, pontuou.
Já o deputado Lucas Polese (PL), afirmou que a importância do evento vai muito além de uma simples homenagem, “de parabenizar os bravos heróis que prestaram um grande serviço ao nosso estado. É muito importante honrar e valorizar os senhores que arriscam a vida todos os dias para garantir mais segurança à sociedade”, registrou.
Renovação da polícia
O chefe de Polícia Civil do Espírito Santo, delegado José Darcy Arruda, expressou sua satisfação em estar representando a polícia do estado na homenagem promovida pela Ales e relatou a ação da corporação nos últimos anos. Também agradeceu o empenho do governador Renato Casagrande (PSB) e disse que o chefe do Executivo não tem medido esforços para fortalecer a polícia.
“A Polícia Civil está muito feliz por estar aqui podendo compartilhar com os senhores e com essa Casa uma honraria a esses policiais que, de fato, se entregam, se doam. É um sacerdócio todos os dias. Sabemos que ser polícia não é fácil, é preciso entender que não tem hora, não tem dia, é estar ligado 24 horas”, exaltou Arruda.
O delegado explicou a mudança de qualidade da atuação policial. “Essa prisão que aconteceu só foi possível por uma mudança de cultura que implementamos na Polícia Civil. Em 2019, montamos uma equipe e passamos a pensar. Primeiro ato foi criar um escritório de planejamento e modernização da gestão e das ações desenvolvidas, passamos a levantar o que precisámos”, relatou.
Quem relatou que já havia tentado, sem sucesso, prender o traficante Marujo foi o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco. “Quero dizer para vocês do meu amor em ser policial, da minha paixão por ser o secretário de Justiça e poder estar aqui junto de vocês e ajudar no processo de construção da Polícia Penal e dizer que isso é só o começo. Eu mesmo conduzi duas tentativas para prender esse cidadão e não consegui. Eu sei o quanto de trabalho vocês tiveram. Parabéns a todos vocês”, finalizou.
O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES) Leonardo Cesar Santos reconheceu as dificuldades da polícia em realizar essa operação. Citando Aristóteles, disse que a grandeza consiste não em receber a honraria, mas em merecê-la.
“Eu sei muito bem o sofrimento, a ansiedade e o trabalho feito por vocês para chegar a esse dia. Tenho certeza que isso [a operação e a prisão] aconteceu em razão do amor aos valores de lealdade, de irmandade e de bondade que existe no coração de cada um de vocês”, afirmou o promotor.
Falaram também o diretor-geral da Polícia Penal do Espírito Santo, delegado José Franco Morais Júnior, e o chefe da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), delegado Romualdo Gianordoli Neto.
Homenageados
Aécio Alves de Melo
Alan Moreno de Andrade
Angelo Antônio de Oliveira Zorzal
Cintya Salomão Rosetti Barbosa
Elaine Xavier Teixeira Nascimento
Fabio Luiz Leite Hastenreiter
Felipe da Silva Pimentel
Felipe Seidl Albuquerque
Geancarlo Merces Rizzi
Gladson Rossi da Costa
Clésio do Nascimento Junior
José Carlos Teixeira Junior
José Darcy Arruda
José Franco Morais Junior
José Leandro Barbosa Silva
José Osmar Martins de Souza Junior
Kamila Olympio Del Piero
Leandro Sene Montalvão
Leonardo Zacarias Gonçalves
Luiz Fernando Pitanga Farias
Luiz Fernando Serpa de Almeida
Magno Barreto Mendonça
Karenn Loriato Zambon Barreto Mendonça
Márcio Fernandes Deoclécio
Rafael Braga Bastos
Rafael Pacheco
Ricardo de Almeida Soares
Romualdo Gianordoli Neto
Thiago Binow da Hora
Wilson Rodrigues da Silva
Werleyson de Oliveira Soares
Wellbert Pimentel Braga
Projetos analisados
Antes da realização das homenagens, os deputados deram parecer favorável a 26 projetos de lei (PLs) terminativos, que são aquelas propostas que dão nome a logradouros, pontes e estradas, equipamentos públicos, criam rotas turísticas, declaram utilidade pública a associações, entre outras. Tais projetos tramitam apenas no colegiado de Justiça, sem necessidade de passar por outras comissões, de acordo com o Regimento Interno da Casa.
- PL 418/2023, de autoria do deputado Bruno Resende, relatado pelo deputado Mazinho dos Anjos, que cria no estado a Rota do Vale da Morubia. Matéria aprovada.
- PL 413/2023, de autoria do deputado Mazinho dos Anjos, relatado pelo deputado Deninho Silva, que reconhece a Rota do Carmo, localizada no município de Domingos Martins, como rota turística no âmbito do estado do Espírito Santo. Matéria aprovada.
- PL 429/2023, de autoria do deputado Callegari, relatado pela deputada Raquel Lessa, que cria no estado do Espírito Santo a Rota da Pedra do Elefante. Matéria aprovada.
- PL 514/2023, de autoria do deputado Sergio Meneguelli, relatado pela deputada Raquel Lessa, que cria no estado do Espírito Santo a rota turística Rota da Pereveca, no município de Colatina. Matéria aprovada.
- PL 562/2023, de autoria do deputado Dr. Bruno Resende. relatado pelo deputado Mazinho dos Anjos, cria no estado a Rota do Pico dos Pontões, localizada no município de Mimoso do Sul. Matéria aprovada.
- PL 499/2023, de autoria do deputado Callegari, relatado pelo deputado Mazinho dos Anjos, que cria no estado do Espírito Santo a Rota do Juçara, nos municípios de Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Matéria aprovada.
- PL 593/2023, de autoria do deputado Allan Ferreira, relatado pelo deputado Mazinho dos Anjos, que cria no estado do Espírito Santo a Primeira Rota Capixaba de Cafés Especiais, localizada no município de Marechal Floriano. Matéria aprovada.
- PL 663/2023, de autoria do deputado Dr. Bruno Resende, relatado pelo deputado Capitão Assumção, que cria no estado a Rota do Itabira, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim. Matéria aprovada.
- PL 6702023, de autoria do deputado João Coser, relatado pela deputada Raquel Lessa, que acrescenta item ao Anexo Único da Lei nº 11.212, de 29 de outubro de 2020, instituindo o Dia Estadual dos Aposentados e Pensionistas. Matéria aprovada.
- PL 677/2023, de autoria do deputado Callegari, relatado pelo deputado Lucas Polese, que cria no estado do Espírito Santo a Rota das Águas, declarada como de relevante interesse turístico e cultural. Matéria aprovada.
- PL 683/2023, de autoria do deputado Dr. Bruno Resende, relatado pelo deputado Capitão Assumção, que acrescenta item ao Anexo I da Lei nº 10.974, de 14 de janeiro de 2019, conferindo ao município de Conceição do Castelo o título de capital estadual da Portugália. Matéria aprovada.
- PL 635/2023, de autoria do deputado Alexandre Xambinho, relatado pelo deputado Mazinho dos Anjos, que acrescente item ao Anexo Único da Lei nº 10.976, de 14 de janeiro de 2019, declarando de utilidade pública a Associação Reame, localizada no município de Cariacica. Matéria aprovada.
- PL 650/2023, de autoria do deputado Hudson Leal, relatado pelo deputado Lucas Scaramussa, que acrescenta Item ao Anexo Único da Lei nº 10.976, de 14 de janeiro de 2019, declarando utilidade pública O Sindicato Rural de Itarana. Matéria aprovada.
- PL 772/2023, de autoria do deputado Adilson Espindula, relatado pelo deputado Mazinho dos Anjos, que declara de utilidade pública a Associação Comunitária dos Moradores de Melgaço de Baixo (ASCOMMEL). Matéria aprovada.
- PL 779/2023, de autoria do deputado Dary Pagung, relatado pelo deputado Mazinho dos Anjos, que acrescenta item ao Anexo I da Lei nº 10.975, de 14 de janeiro de 2019, denomina Jones José Ventorim o Ginásio de Esportes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado no município de Conceição de Castelo. Matéria aprovada.
- PL 481/2023, de autoria do deputado Lucas Scaramussa, relatado pelo deputado Capitão Assumção, que acrescenta item ao Anexo Único da Lei nº 11.212, de 29 de outubro de 2020, instituindo a Semana de Valorização do Surfe Capixaba, a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 20 do mês de junho, no âmbito do estado do Espírito Santo. Matéria aprovada.
- PL 701/2023, de autoria do deputado Adilson Espindula, relatado pelo deputado Denninho Silva, que declara de utilidade pública o Instituto Viva Mais Reabilitação e Integração Social. Matéria aprovada.
- PL 756/2023, de autoria do deputado Dr. Bruno Resende, relatado pelo deputado Mazinho dos Anjos, que acrescenta item ao Anexo Único da Lei nº 11.212, de 29 de outubro de 2020, o dia Estadual do Produtor de Leite, a ser comemorado no dia 12 de julho. Matéria aprovada.
- PL 796/2023, de autoria do deputado Lucas Polese, relatado pelo deputado Capitão Assumção, que acrescenta item ao Anexo Único da Lei n° 11.212, de 29 de outubro de 2020, instituindo o Dia Estadual do Patriota. Matéria aprovada.
- PL 804/2023, deputado Lucas Polese, relatado pelo deputado Lucas Scaramussa, que acrescenta item ao Anexo I da Lei n° 10.974, de 14 de janeiro de 2019, conferindo ao município de Colatina o título de Princesa do Norte. Matéria aprovada.
- PL 832/2023, de autoria do deputado Coronel Weliton, relatado pelo deputado Denninho Silva, que reconhece a corrida de Carrinho de Rolimã como prática esportiva em todo o estado do Espírito Santo. Matéria aprovada.
- PL 854/2023, de autoria do deputado Capitão Assumção, relatado pelo deputado Lucas Polese, que declara o Clube dos Desbravadores, mantido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia como patrimônio histórico imaterial do estado. Matéria aprovada.
- PL 867/2023, de autoria do deputado Danilo Bahiense, relatado pelo deputado Mazinho dos Anjos, que acrescenta item ao Anexo Único da Lei n.º 11.212, de 29 de outubro 2020, instituindo o Dia Estadual do(a) Guarda Civil Municipal, a ser comemorado anualmente no dia 10 de outubro. Matéria aprovada.
- PL 12/2024, de autoria do deputado Coronel Weliton, relatado pelo deputado Capitão Asumção, que acrescenta item ao Anexo Único da Lei nº 11.212, de 29 de outubro de 2020, instituindo a Semana da Integração Evangélica. Matéria aprovada.
- PL 31/2024, de autoria do deputado Mazinho dos Anjos, relatado pelo deputado Lucas Scaramussa, que acrescenta item ao Anexo I da Lei nº 10.974, de 14 de janeiro de 2019, conferindo ao município de São Mateus o título de Capital Estadual do Petróleo e Gás. Matéria aprovada.
- PL 840/2023, de autoria do deputado João Coser, relatado pela deputada Raquel Lessa, que acrescenta item ao Anexo Único da Lei nº 11.212, de 29 de outubro de 2020, instituindo o Dia Estadual do Turismólogo, a ocorrer anualmente no dia 27 de setembro. Matéria aprovada.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui