Assistente de Educação Infantil discute situação da ocupação em Vitória
Os desafios e particularidades da ocupação de assistência à Educação infantil foram tema do Tribuna Livre desta segunda-feira (01/04) na Câmara de Vitória. Tribuna Livre é um espaço durante a Sessão para que cidadãos possam apresentar sugestões para os parlamentares. Daniele Cristina Andrade, assistente de educação infantil de Vitória, falou sobre os desafios de seu cargo e solicitou melhores salários e realização de concurso público.
“Na educação infantil de Vitória não há nenhum profissional que fique mais tempo com a criança do que nós. Estamos com ela na hora do banho, da alimentação, das aulas de cada professor, sabemos de quem ela gosta, se usa chupeta… Mas nosso salário não condiz com a responsabilidade que temos. Ajudamos a formar personalidade dessa criança, trabalhamos sua autoestima, sua cidadania”, descreveu.
Ela lamentou que não haja mais concursos públicos para seu cargo, o que gera rotatividade e não permite a criação de vínculos com a criança ou com a comunidade. “Não faz sentido que esse cargo fique com as pessoas que estão ali até aparecer ‘algo melhor’. A responsabilidade que temos ao ficar com as crianças… São bebês de seis meses a dois anos!”
Ela revelou que o salário para o cargo é de um salário-mínimo bruto. “Me entristece ter que vir pedir por dignidade e direitos básicos tendo uma ocupação tão importante!”, afirmou.
Os vereadores aplaudiram as assistentes. O vereador Vinicius Simões pediu aos vereadores união para atender o pleito delas. O vereador Davi Esmael disse que houve um erro em classificar o cargo delas no Quadro Geral invés de no Quadro da Educação. Mas ele lembrou que está sendo criado concurso para assistente de educação especial para que novos profissionais entrem para cuidar especificamente das crianças deficientes.
Daniele Andrade recebeu um Voto de Louvor das mãos do vereador Vinicius Simões.
Homenagens – Também receberam homenagens os professores eleitos para a reitoria da UFES. A vereadora Karla Coser homenageou Sônia Lopes Vitor, vice-reitora da UFES e Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, professor do Departamento de Química e reitor da UFES
Estiveram presentes na sessão os vereadores: Leandro Piquet (Progressista), Aloísio Varejão (PSB), André Brandino (PSC), André Moreira (PSOL), Chico Hosken (PODE), Davi Esmael (PSD), Dalto Neves (PDT), Duda Brasil (União); Karla Coser (PT), Leonardo Monjardim (Novo); Luiz Emanuel (Republicanos); Luiz Paulo Amorim (PV), Maurício Leite (Cidadania), Vinicius Simões (Cidadania)
Confira o que foi apreciado:
1 – Projeto de Lei N° 8 /2024, Processo: 716/2024
Autor: Davi Esmael
Ementa: Denomina Logradouro Público no Bairro Resistência.
RETIRADO DE PAUTA
Urgência
1 – Projeto de Lei N° 29/2024, Processo: 2363/2024
Autor: Prefeitura Municipal
Ementa: Altera o Art. 3º e revoga os incisos I e IV do Art. 5º, da Lei nº 9.988, de 06 de novembro de 2023.
Urgência aprovada
Fonte: Câmara de Vitoria
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.