Servidores do Iema ES são ouvidos pela CPI que investiga a qualidade do ar em Vitória
A quinta reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a qualidade do ar em Vitória, realizada nesta terça-feira (02/04), conduzida interinamente pelo vice-presidente André Moreira (PSOL), foi dedicada a receber representantes do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), sob compromisso (testemunho) para oitivas (inquéritos). Entre eles está Vinicius Rocha Silva, da Coordenação de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas (CQA), Ézer Galetti, gerente de Fiscalização, Maurício Castro, coordenador de empreendimentos industriais do Iema e responsável pelo licenciamento de empresas de grande porte do Espírito Santo.
Os servidores prestaram informações sobre as ações de combate a poluição de partículas na Capital (pó preto) e o cumprimento dos Termos de Ajuste e Conduta (TACs) pelas empresas poluidoras. Como resultado desta reunião, a CPI demandou que o Iema encaminhe, para análise, cópias de todas as multas que a Vale e a ArcelorMittal receberam desde que entraram em vigor os Termos de Ajuste e Conduta, com distinção das que foram pagas e não foram pagas. Não houve objeção por tratar-se de informação de domínio público.
Até o momento já foram ouvidos o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), Tarcisio Föeger, e o ambientalista Eraylton Moresch, presidente da Juntos SOS ES Ambiental. Também participaram da reunião o relator Duda Brasil (União) e os vereadores membros Davi Esmael (PSD) e Vinicius Simões (Cidadania).
Confira a reunião da Comissão na íntegra, aqui. A próxima reunião da CPI que investiga a qualidade do ar em Vitória será realizada na na quarta-feira (10/04), às 15 horas.
Fonte: Câmara de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.