Legislativo Atuará como Intermediário em Demandas de Militares por Progressão

Legislativo Atuará como Intermediário em Demandas de Militares por Progressão

Presidente Marcelo Santos afirmou que será interlocutor entre forças de segurança e Executivo para negociar melhorias nas carreiras das corporações

Criar um canal direto de diálogo com as entidades representativas da Polícia Militar (PM-ES) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-ES) do Espírito Santo. Esse foi o objetivo da reunião proposta pelo presidente Marcelo Santos (Podemos), realizada nesta quinta-feira (25). O parlamentar se comprometeu a atuar como interlocutor entre as entidades e o Executivo para negociar, sobretudo, as progressões de carreiras de cada categoria.

Segundo o deputado, é papel da Casa debater o tema. “Promoção de soldado, que está há mais de 15 anos sem promoção, de cabos, de subtenentes, de sargentos, enfim, de todos os níveis. E essa interlocução é muito importante porque nós estamos dando voz a eles, para que essa voz chegue até o governo do Estado”, complementou.

O parlamentar informou que será criado um grupo de trabalho. “Vamos deliberar isso internamente para que esse grupo de trabalho possa funcionar assim que as matérias chegarem aqui. Ele não tem caráter deliberativo interno na Assembleia, mas sim opinativo, para que nós possamos votar e ter uma opinião de quem vai ser alcançado por essas medidas”, esclareceu.

O presidente classificou as demandas como justas, mas também reconheceu os esforços do governador Renato Casagrande (PSB) para valorizar os agentes de segurança pública. Marcelo pretende interceder nas medidas que são pleiteadas por cada categoria e ainda não foram contempladas.

“O que nós precisamos agora é corrigir pequenos detalhes e distorções para que nós possamos avançar, valorizar e ao mesmo tempo estimular esses grandes guerreiros e guerreiras a continuar trabalhando e nos defendendo. Esse é o papel importante da Assembleia, que valoriza a instituição Polícia Militar, tendo ela como uma instituição forte e respeitada”, concluiu.

Reivindicações

O presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Espírito Santo (ABMES), Tenente Emerson Santana, explicou que as progressões de carreira são os principais anseios das categorias junto ao governo e acredita que esse canal de comunicação criado pela Assembleia vai ser produtivo.

“Temos um processo represado de longa data. Em 2018 tivemos uma redução do número de vagas de alguns quadros das nossas corporações, da Polícia Militar e do Bombeiro Militar, e essas vagas não retornaram até hoje. E com a procrastinação dessa solução, surgiram outros problemas”, argumentou.

“Tiveram turmas de mil soldados, turmas grandes, e hoje essas turmas não têm perspectiva nenhuma de promoção. Então hoje nós precisamos trabalhar um quadro que dê perspectiva de promoção para o policial militar, para o bombeiro militar, para que tenha progressão na carreira e o pessoal se sinta incentivado a trabalhar com mais afinco, mais do que já trabalha”, opinou o tenente.

“A Assembleia é a casa do diálogo, como bem falou o presidente. Nós precisamos que aqui o diálogo seja franco, aberto, com o governo do Estado, com as associações representativas de classe, com as instituições, nossos comandantes, para que a gente possa sentar de fato e através do diálogo construir um caminho que seja bom para todos”, finalizou.

A reunião também teve a participação do deputado Denninho Silva (União).

Fonte: Assembleia Legislativa