Eleitor de Vitória prefere se informar sobre candidatos pela TV e pelos sites de notícias, diz pesquisa
A televisão é o meio preferido do eleitor de Vitória (ES) para se informar sobre candidatos. O segundo lugar ficou para os sites de notícias e o terceiro lugar, para redes sociais. A informação é de pesquisa feita pelo 100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência, registrada no TSE pelo código 00672/2024.
Segundo os resultados, em pesquisa espontânea de escolha múltipla, a maior parte dos entrevistados prefere a televisão (40,1%). Em seguida, vem os sites de notícias (30,1%) e as redes sociais (26,4%). De resto, vem as conversas com amigos e parentes (14,8%), os jornais (13,9%), o rádio (2,9%) e as revistas (0,1%). 13,3% responderam outros e 7,1% não sabem ou não responderam.
Ainda de acordo com pesquisa espontânea de escolha múltipla, o Instagram é de longe a rede social a favorita para se informar sobre candidatos (78,6%). O Facebook é a segunda favorita (25,5%) e o Whatsapp, a terceira (12,5%). Twitter vem em quarto lugar (12,4%), Google+ em quinto (9,7%) e YouTube em sexto (5,1%). Tik Tok está em penúltimo lugar (2%). Telegram fica em último (0.8%). 7,7% responderam “outros”. 1,5%, não sabem ou não responderam.
Informações sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo 100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência na cidade de Vitória (ES), registrada no TSE pelo código 00672/2024. Foram 600 entrevistados com 16 anos ou mais. O nível de confiança estimado é de 95%. A margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.
(Crédito da ilustração: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.