Marcas e reflexos do racismo em destaque na TV Ales
Experiências vividas por pessoas negras de diferentes áreas são relatadas em reportagem especial que estreia na TV legislativa
As mulheres negras são a base da pirâmide social, correspondendo a 28% da população, ou seja, são o maior grupo populacional do país. Mesmo sendo maioria, podem ser consideradas uma “minoria”, já que enfrentam barreiras para acessar direitos básicos garantidos na Constituição. E essa dificuldade de acesso é um dos reflexos do racismo estrutural e institucional que molda a sociedade brasileira.
Nesta quinta-feira (25), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a TV Ales estreia uma reportagem especial sobre o racismo e seus impactos na vida das mulheres negras, mas também dos homens, crianças, jovens e da sociedade como um todo. A Grande Reportagem: Racismo vai ao ar às 8 horas, com reprise às 14h30 e às 21 horas, no canal 3.2 aberto e digital, 12 NET, 23 RCA e 519.2 Sky Digital.
Na reportagem, você vai conhecer pessoas de diferentes áreas, como a advogada Hellen Tibúrcio, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo (OAB-ES), que relata os percalços para ser reconhecida no ambiente profissional. Assim como a empresária Priscila Gama, que fala sobre o tempo que ela gastou para realizar seus sonhos, diferentemente de suas colegas de faculdade, que alcançaram o sucesso profissional e pessoal mais cedo.
A Grande Reportagem também ouve a historiadora Lavínia Cardoso sobre a formação da sociedade brasileira e capixaba e os reflexos do racismo nos dias atuais. As experiências do professor e pesquisador Gustavo Forde e do militante decano do Movimento Negro capixaba Luiz Carlos Oliveira também passam por diferentes temas que atingem a população negra, como a formação da identidade, o ensino de cultura afro-brasileira nas escolas e as ações afirmativas nas universidades, além da necessidade de políticas de reparação pelos séculos de escravização e a importância do antirracismo.
Serviço
A Grande Reportagem: Racismo vai ao ar às 8 horas, com reprise às 14h30 e às 21 horas, no canal 3.2 aberto e digital, 12 NET, 23 RCA e 519.2 Sky Digital. Você também pode acompanhar pelo YouTube da Assembleia Legislativa. A reportagem também ficará disponível no canal do YouTube após a estreia.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui