Projeto valoriza festa alemã em Afonso Cláudio

Projeto valoriza festa alemã em Afonso Cláudio

Ideia é declarar a “Wurst Fest”, ou Festa da Linguiça, como patrimônio imaterial do Espírito Santo

Declarar a Festa da Linguiça, conhecida entre os pomeranos como “Wurst Fest”, realizada no distrito de Serra Pelada, em Afonso Cláudio, como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 305/2024, de autoria do deputado Adilson Espindula (PSD).

O distrito de Serra Pelada, localizado a 17 km da sede de Afonso Cláudio, município que faz parte da região turística Montanhas Capixabas. A maioria dos moradores são descendentes de pomeranos que conservam tradições como a culinária e, em especialmente, a produção da linguiça artesanal defumada.

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que a “Wurst Fest” nasceu em 2010 e envolve toda a comunidade. A organização fica por conta de entidades do distrito, como a Associação Diacônica Luterana (ADL), a Associação de Agricultores Familiares de Serra Pelada, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Elvira Barros, o Grupo de Dança Alemã Land Der Wasserfälle (que significa “terra de muitas cachoeiras”) e a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana.

“Os moradores enfeitam as suas casas e comércios com as cores pomeranas (azul e branco) e alemãs (preto, vermelho e amarelo), com os moradores vestindo trajes típicos da cultura germânica durante os dias de evento”, afirma Espindula no texto.

Análise

O projeto será avaliado pelas comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças, para posterior votação em Plenário.

Acompanhe o andamento do projeto