Assembleia ganha máquina de recicláveis

Assembleia ganha máquina de recicláveis

Equipamento será instalado no próximo dia 19. Servidores e população em geral podem trazer materiais para serem depositados na máquina

Com os olhos voltados para o futuro do planeta, a Assembleia Legislativa (Ales) vem tomando uma série de medidas com foco na sustentabilidade do Poder Legislativo estadual. A próxima será a instalação de uma máquina para materiais recicláveis no térreo da Casa. O evento de instalação do equipamento acontece na próxima terça-feira (19), às 16h30.

Na oportunidade ocorrerá a assinatura de termos de parceria da Assembleia com o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) – responsável por adquirir a máquina – e a Associação de Catadores Recicla, de Vitória, que vai receber os materiais. A solenidade deverá contar com a presença do presidente Marcelo Santos (União).

Segundo o subdiretor de Sustentabilidade da Ales, Williman José de Andrade, desde a criação da Diretoria de Sustentabilidade, em fevereiro deste ano, o setor vinha trabalhando para trazer a máquina para o Palácio Domingos Martins, sede do Legislativo estadual. Esse equipamento está presente no Palácio Anchieta, sede do Poder Executivo, e em shoppings da Grande Vitória.

“Dentro da ideia de gerenciamento de resíduos sólidos (a chamada coleta seletiva) a gente viu que dava para se enquadrar. Essa máquina recebe materiais que qualquer um pode levar, tanto a população quanto os servidores. É mais uma iniciativa da Ales na contribuição de proteção do planeta”, destaca Andrade.

Podem ser inseridas na máquina garrafas de plástico, caixas de leite, latas de alumínio e de aço, garrafas de vidro, dentre outros tipos de embalagens. O depósito desses produtos vai gerar um crédito para o cidadão, que poderá utilizá-lo posteriormente para desconto em contas de energia, água, telefonia e até no transporte público.

“Nosso objetivo é atrair as pessoas pelo benefício e fazer a conscientização sobre reciclagem, contribuindo para um mundo melhor. Estamos dentro da orientação da ONU. Nosso presidente Marcelo assinou o compromisso de fazer essa implantação de sustentabilidade, seguindo os 17 ODS da ONU. (…) Vamos oficializar a parceria com a Recicla dando um destino correto para os nossos reciclados, contribuindo para os nossos catadores, e vamos fazer o acompanhamento do que é gerado, doado e o que eles vendem”, conclui o subdiretor de Sustentabilidade.

Retorna Machine

A máquina de reciclados Retorna Machine recebe diversos tipos de embalagens (confira no site). Para ter direito aos benefícios, primeiro é preciso baixar o aplicativo “Triciclo” e fazer o cadastro. Isso também pode ser feito pelo site ou diretamente em uma máquina. Depois é só inserir as embalagens no equipamento, atribuir os pontos por cada uma delas e converter os pontos em crédito.