Investimentos de R$ 1,5 bilhão no turismo movimentam rede hoteleira de Guarapari
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Guarapari se prepara para receber novos hotéis e resorts e especialistas afirmam sobre a necessidade de projetos transformadores
Guarapari já é um dos maiores ativos turísticos do Espírito Santo, atraindo pessoas de todo o país. Porém, está prestes a receber cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos do setor privado no segmento, o que deve atrair ainda mais gente para a Cidade Saúde. Com a previsão de aumento da demanda, a região se prepara para fortalecer a rede hoteleira atual.
Só para o segmento do turismo, Guarapari deve receber em investimentos R$ 1,5 bilhão nos próximos dois ou três anos em recursos do setor privado, impulsionados pelos custos mais baixos devido a incentivos e ao aporte do Fungetur – Fundo Geral do Turismo. É o que afirmou Fernando Otávio Campos Silva, secretário de Turismo de Guarapari e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) no Espírito Santo.
Dentre os investimentos, o Hotel Porto do Sol e o Hotel Sesc de Guarapari, além de resorts previstos pelo fundo MMP&Três. A ansiedade do setor hoteleiro é elevada, segundo Silva, mas neste primeiro momento a busca é por um equilíbrio. São cerca de 28 mil imóveis para locação em Guarapari, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas a maior parte deles são apartamentos.
“Precisamos buscar um equilíbrio. Não é um problema alugar para temporada, mas isso gera custos de limpeza urbana e infraestrutura para a cidade. Estamos buscando soluções para que todos ganhem. Precisamos pensar em sustentabilidade e na construção de uma agenda que amenize a invernada, pois os hotéis têm muito custos, já que precisam se manter ao longo de todo o ano”, explicou.
Desenvolvimento do turismo
Silva explica que a Prefeitura de Guarapari também está atenta ao tema com a oferta de cursos de capacitação, construção de um Plano Municipal de Turismo com início após o Carnaval e um Plano de Marketing para “vender bem” a cidade, que deve ser visitada por um total de 600 mil pessoas no Carnaval.
“Queremos trabalhar um público que consuma, que busque por bons serviços e atividades, ofertando opções ao longo de todo ano, e com isso haverá atração de novos hotéis. A hotelaria certamente será bem impactada com esse crescimento, e o setor deve se unir nesse momento. É um turismo forte, construindo agenda, planejamento e criando eventos importantes, o que vai fazer a cidade crescer. Com a reforma tributária, o turismo vem como opção sustentável e social para a arrecadação”, disse.
Para 2025, Silva citou a criação de calendário de eventos para a cidade de Guarapari, que já possui datas incluídas no calendário estadual, maior investimento em eventos tradicionais como o aniversário da cidade e a Festa de São Pedro, um Festival de Música, a Semana do Saco Cheio em outubro como esquenta para o verão, Natal Luz e um grande Réveillon.
Visão de futuro
Para o economista e secretário Executivo da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-ES, este é o momento de Guarapari pensar em que tipo de cidade quer ser.
“A cidade precisa ter uma visão de futuro. É turismo de sol e praia, é turismo de veraneio ou de massa? Ela quer se tornar uma cidade elitizada, mais sofisticada? A cidade precisa de uma oferta mais qualificada do que a atual, mais o quanto mais qualificada?”, comenta.
Tal reflexão, na opinião dele, demanda um ambiente de conversação, cooperação e compartilhamento de decisões entre governos e sociedade. “Esta é uma pauta da cidade, não apenas da Prefeitura, é preciso de um ambiente de governança recorrente. Ninguém impõe isso, é um processo de alinhamento que vem a partir de estudos, análises, planejamento, e se torna uma visão harmonizada do que será o futuro”, explica.
Buffon explica da necessidade de projetos mobilizadores e transformadores pois “apenas a construção de hotéis não atrai turistas”.
“Hoje Guarapari tem que buscar o debate entre governos e sociedade, ter uma visão do futuro e se lançar em busca de parcerias com o Estado e em busca de investimentos fora do Espírito Santo”, conclui.
![Giulliano Cavati](https://foconoes.com.br/wp-content/uploads/sites/89/2025/02/giulliano-cabvati.png)
Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.