Como Divulgar e Mobilizar para a Agenda 2030 através da Educação?

Como Divulgar e Mobilizar para a Agenda 2030 através da Educação?

Por Cesar Allbenes

Neste texto, vamos mostrar como podemos divulgar e mobilizar para a Agenda 2030 / 17 ODS, através da Educação. Quando surge a proposta de trabalhar projetos sustentáveis para a educação em todos os níveis, da educação infantil ao ensino superior, muitas vezes surgem as dúvidas: Como realizar sua implantação de forma adequada, e como incluir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nessa prática.  Atualmente, muitas abordagens técnicas têm sido estudadas e implementadas com o objetivo de construir experiências de aprendizado que tenham caráter plural e formador e que contribuam para a formação plena dos estudantes. Muitas delas tendem a ser alinhadas aos documentos de cooperação internacional.

Entre as demandas mais emergentes na sociedade atual está a questão da sustentabilidade. Por conta disso, é cada vez mais imperativo que a equipe pedagógica, juntamente com os professores, esteja preparada para adicionar essa temática no currículo escolar com estratégias eficazes e que surtam o efeito esperado.

Por que aplicar os ODS no contexto educacional?

Quem trabalha com a docência nos primeiros anos sabe que esse período tem grande importância na formação de adultos saudáveis. É nessa janela em que as experiências e descobertas moldam toda percepção, reação e interação. Portanto, os estímulos oferecidos nessa fase são de altíssima relevância e devem ser considerados.

Ainda, as últimas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, ou DCNEIs, sugerem que a função sociopolítica e pedagógica da EI (Educação Infantil) deve “construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa”. Ou seja, os ODS e a educação precisam caminhar lado a lado.

Como trabalhar os ODS na escola?

Algumas das sugestões de atividades para trabalhar sustentabilidade na escola é começar a introduzir o assunto por meio de recursos e metodologias ativas que tragam inovação e interesse nas crianças. Isso pode ser feito com práticas simples e que se adaptam muito bem ao currículo comum.

Bons exemplos são a inserção do contato com a natureza por meio de exercícios em que os professores atuam como mediadores da criança. Assim é possível fortalecer o vínculo dos alunos com o meio ambiente e inserir conceitos que tornem a escola um espaço que propicie intervenções positivas ao abordar assuntos variados.

É possível, de maneiras simples e repletas de ludicidade, abordar o assunto de forma integrada com o ambiente estudantil. Além de serem de fácil assimilação, com essas ações, cria-se a oportunidade de que isso se transforme em parte integrante dos valores e da cultura da instituição. Algumas ideias são:

  • Desenvolver ações que eduquem e promovam a participação na seleção e descarte correto dos materiais recicláveis conforme suas categorias;
  • Promover e conscientizar sobre a importância do consumo inteligente de recursos não-renováveis, como a água;
  • Reutilização da água para limpeza de espaços comuns da escola;
  • Fazer o uso de menos papel ou reaproveitamento de objetos para finalidades lúdicas, como construção de brinquedos com plástico e outros materiais;
  • Criação de uma horta cuidada pelas crianças e consumo desses alimentos, estreitando os laços entre os estudantes, a natureza e a origem da comida;
  • Plantio de mudas de flores, árvores e outras plantas na escola ou em outros lugares, como parques, isso ajuda a aumentar o senso de responsabilidade ecológica.

É importante que, ao aplicar tarefas como as citadas acima, a escola seja movida a participar como promotora e incubadora de ideias que os próprios alunos possam apresentar. Colocando-os como agentes da mudança, o papel que lhes é atribuído influencia na formação de laços, ao mesmo tempo em que reforça as noções de cidadania.