Assembleia Legislativa debate projeto que propõe mudanças no processo de habilitação

Assembleia Legislativa debate projeto que propõe mudanças no processo de habilitação

Um assunto que está na agenda nacional de debate será discutido na Assembleia Legislativa (Ales) na próxima semana: o fim da obrigatoriedade das autoescolas no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Frente Parlamentar de Prevenção e Defesa às Vítimas de Acidente de Trânsito, liderada pelo deputado Coronel Weliton (PRD), colocará o tema em pauta em reunião na quarta-feira (12), às 14 horas, no Auditório Augusto Ruschi.

O novo modelo proposto pelo governo federal permite que o candidato escolha como se preparar para os exames: contratando aulas em um Centro de Formação de Condutores (CFC) – as chamadas autoescolas – ou por meio de um instrutor autônomo credenciado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

O governo federal alega que a mudança vai diminuir os custos para obtenção do documento, ampliando, assim, o acesso à habilitação para as pessoas de baixa renda. Países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra adotam modelo similar. Por outro lado, preocupações com a segurança no trânsito e com os impactos financeiros têm sido levantadas pelo setor de autoescolas.

Foram convidados representantes do Executivo estadual; das secretarias da Casa Civil e de Segurança Pública; do Detran-ES; do Conselho Estadual de Trânsito; das representações sindicais do setor de autoescolas; entre outros interessados no tema.

Condição genética

Na segunda (10), a Comissão de Saúde se reúne às 9 horas no Plenário Rui Barbosa, onde recebe a médica geneticista Terezinha Sarquis Cintra para falar sobre a Síndrome de Edwards, também conhecida como Trissomia do Cromossomo 18.

A Síndrome de Edwards é uma condição genética que pode causar diversos problemas, entre eles restrição de crescimento, microcefalia, alterações na visão, cardiopatias e outras malformações. O colegiado de Saúde é presidido pelo deputado Dr. Bruno Resende (União).

Água e esgoto

O abastecimento de água e o saneamento básico na região de Village do Sol, em Guarapari, serão os assuntos a serem tratados pela Comissão de Meio Ambiente em audiência pública no bairro. O colegiado tem um encontro com a população local no auditório da Escola João Batista Celestino, na quarta (12), às 19 horas. A comissão é presidida pelo deputado Gandini (Cidadania).

Cooperativismo

Em São Gabriel da Palha, a Comissão de Cooperativismo realiza uma audiência pública com o tema: “Integrando Cooperativismo, Negócios e Políticas Públicas”. A reunião acontece no clube Campestre, na quarta (12), às 18 horas. O presidente é o deputado Callegari (PL).

Confira a agenda completa

Segunda (10)
9h – Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa

Terça (11)
10h – Comissão de Cooperativismo – Auditório Augusto Ruschi
13h30 – Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
19h – Sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Criador e Tratador de Cavalo – Plenário Dirceu Cardoso

Quarta (12)
14h – Frente Parlamentar de Prevenção e Defesa às Vítimas de Acidente de Trânsito – Auditório Augusto Ruschi
18h – Audiência pública da Comissão de Cooperativismo – Clube Campestre de São Gabriel da Palha
18h – II Seminário da História dos 190 anos da Ales: Funcionamento em Regimes Ditatoriais – Plenário Rui Barbosa
19h – Audiência pública da Comissão de Meio Ambiente – Auditório da Escola João Batista Celestino – Village do Sol, Guarapari

Quinta (13)
19h – Sessão solene em homenagem à Psicanálise – Plenário Dirceu Cardoso

Fonte : Ales