Ales destaca relevância da Pedagogia da Alternância para educação no campo

Ales destaca relevância da Pedagogia da Alternância para educação no campo

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realizou, na manhã desta sexta-feira (28), uma sessão solene em homenagem ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), proposta pelo deputado Dary Pagung (PSB). O evento reconheceu o papel transformador da instituição na educação do campo, na promoção social e no fortalecimento das comunidades rurais ao longo de mais de cinco décadas.

Fundado há 57 anos, o MEPES atua em 60 municípios capixabas, reunindo um conjunto de escolas, unidades de saúde, centros de formação e iniciativas sociais que formam uma das redes mais abrangentes de desenvolvimento comunitário do Estado. Ao todo, o movimento conta com cerca de 500 colaboradores, atende 3 mil estudantes nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), além de 200 crianças da educação infantil, mantendo ainda hospital, pronto atendimento e ações de formação para educadores e lideranças rurais.

Fotos da sessão

Durante o discurso que abriu a solenidade, Pagung celebrou o legado do MEPES e destacou sua importância para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. “Esta sessão solene é um reconhecimento público a uma instituição que, ao longo de décadas, moldou vidas, abriu portas e plantou esperança em cada comunidade do interior do Espírito Santo.” ao falar da apresentação do grupo de dança do café, ressaltou que “não deixar morrer as nossas tradições, nossas raízes” e agradeceu ao grupo.

Filho de produtor rural, o parlamentar disse conhecer de perto a transformação que a educação do campo promove: “O MEPES tem sido essa mão estendida, essa porta aberta, essa luz no caminho de milhares de famílias capixabas.”. Ele também valorizou o modelo pedagógico das Escolas Famílias Agrícolas — a Pedagogia da Alternância — que integra formação acadêmica e experiências práticas nas comunidades. “Os jovens aprendem a gerir, a viver em comunidade, a respeitar a terra e a se reconhecer como protagonistas do próprio futuro.”

Ao final, o deputado reafirmou o compromisso do Parlamento com iniciativas que fortaleçam a educação do campo: “O Estado precisa — e muito — da força que nasce do interior. E o interior cresce quando a educação, quando as pessoas, são prioridade.”

Representando o setor social do MEPES e a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), Idalgizo José Monqequi resgatou a trajetória do movimento. “As sementes foram lançadas na década de 60, como projeto crítico emancipatório. Em 1969, surge a primeira escola de educação com a Pedagogia da Alternância do Brasil e da América Latina.”

Para o convidado, o Espírito Santo seria o berço da Pedagogia da Alternância, mais precisamente em Anchieta. “Foi lá que nasceu, e temos que celebrar isso com muita alegria, e temos uma grande responsabilidade, porque nós somos referência a nível de Brasil e também para outras partes do mundo.”

Monqequi enfatizou ainda que a participação e o envolvimento das famílias, o trabalho forte e a militância dos professores.

Representando todos os homenageados, o presidente do MEPES, Darci Schaefer, declarou que o movimento surgiu numa época que um dos grandes desafios do País era o êxodo rural. “Ameaçava comunidades inteiras, ficar no campo não era uma opção, pois faltava praticamente tudo. O MEPES foi criado no meio deste contexto, fazer com que as pessoas se conversassem, se encontrassem para encontrar uma saída”.

Darci saudou a grandiosidade do fundador do MEPES, João Batista Martins, que não pode comparecer por situação de saúde. Schaefer resgatou ainda a missão e os objetivos iniciais: ”Levar aos agricultores conhecimento e atendimento de qualidade, principalmente aos jovens, para que não perdessem o contato com a família, com a terra e a comunidade.”

A mesa da solenidade foi composta por representantes de todos os setores do MEPES e de diferentes regiões do Estado, reforçando a diversidade da rede.

Participação cultural

A sessão teve apresentação da “Dança do Café”, manifestação cultural brasileira resgatada por escolas do MEPES e que retrata a rotina dos trabalhadores rurais por meio de gestos da colheita e do beneficiamento do café. O número cultural reforçou as raízes comunitárias e a identidade rural que caracterizam o movimento.Ao comentar a apresentação do grupo da Dança do Café, o deputado Dary Pagung ressaltou a importância de “não deixar morrer nossas tradições, nossas raízes”, e agradeceu ao grupo.

Sobre o MEPES

Criado em 1967, o MEPES se consolidou como referência nacional em educação do campo e protagoniza um trabalho que une pedagogia, saúde, cidadania e desenvolvimento sustentável. Seu modelo de atuação busca integrar escola, família e comunidade, promovendo autonomia, formação humana e geração de oportunidades.

Instituições

Foram homenageadas com certificados e honrarias 26 instituições ligadas ao MEPES, incluindo as 18 Escolas Famílias Agrícolas, a Escola Família de Turismo, creches, unidades de saúde, o Centro de Formação e Reflexão e a Sede Administrativa, cujo presidente, Darci Schaefer, recebeu a Comenda Domingos Martins – Grau de Oficial.

Lista dos homenageados:

  1. Escola Família Agrícola de Olivânia
  2. Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves
  3. Escola Família Agrícola de Rio Novo do Sul
  4. Escola Família Agrícola de Jaguaré
  5. Escola Família Agrícola do KM 41
  6. Escola Família Agrícola do Bley
  7. Escola Família Agrícola de Rio Bananal
  8. Escola Família Agrícola de Pinheiros
  9. Escola Família Agrícola de Boa Esperança
  10. Escola Família Agrícola de Chapadinha
  11. Escola Família Agrícola de Vinhático
  12. Escola Família Agrícola de São João de Garrafão
  13. Escola Família Agrícola de Marilândia
  14. Escola Família de Turismo “Pietrogrande”
  15. Escola Família Agrícola de Castelo
  16. Escola Família Agrícola de Belo Monte
  17. Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim
  18. Escola Família Agrícola de Ibitirama
  19. Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite – Barra de São Francisco
  20. Centro de Educação Infantil “Xodó das Titias”
  21. Centro de Educação Infantil “Francisco Giusti”
  22. Centro de Educação Infantil “Pingo de Gente”
  23. Hospital Padre Humberto Pietrogrande
  24. Pronto Atendimento Adalto Pessin – Rio Novo do Sul
  25. Centro de Formação e Reflexão do MEPES
  26. Sede Administrativa do MEPES

Fonte : Ales

Foto: Kamyla Passos