Vitória é eleita a cidade mais competitiva da Região Sudeste
Vitória é a cidade mais competitiva da Região Sudeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, estudo elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com pesquisa técnica da Gove. O levantamento avalia a capacidade dos municípios brasileiros de promover desenvolvimento econômico, social e institucional de forma sustentável, a partir de indicadores que medem eficiência da gestão pública e qualidade de vida.
O resultado consolida a capital capixaba como referência em gestão pública entre as grandes cidades brasileiras, especialmente diante da complexidade que envolve a administração de capitais, marcadas por alta demanda por serviços, pressão sobre a infraestrutura urbana e desafios sociais intensos.
No cenário nacional, Vitória ocupa a segunda colocação geral no ranking, ficando atrás apenas de Florianópolis (SC) e à frente de importantes capitais e grandes centros urbanos do país, reforçando seu protagonismo no desenvolvimento urbano e institucional.

Para o prefeito Lorenzo Pazolini, o desempenho de Vitória reflete um modelo de gestão focado em planejamento, responsabilidade fiscal e resultados para a população. “Vitória investe em políticas públicas baseadas em dados, eficiência da máquina pública e cuidado com as pessoas. Esse reconhecimento nacional nos traz alegria e reforça nosso compromisso com a entrega de políticas públicas que se traduzem em melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma.
O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa dezenas de indicadores distribuídos em pilares como capital humano, saúde, educação, sustentabilidade fiscal, inovação, ambiente de negócios, segurança e qualidade da gestão pública. No material divulgado pelo CLP, é possível conferir, no mapa comparativo, a posição das capitais brasileiras e, na tabela lateral, a colocação geral dos municípios avaliados.
O estudo completo está disponível em rankingdecompetitividade.org.br.

Jornalista e corretora ortográfica. Atua na revisão, padronização e produção de conteúdo jornalístico, com experiência em rede de notícias e assessoria de imprensa, assegurando clareza, precisão e credibilidade da informação.




