Vereador de Vitória anuncia em Plenário a operação contra Rose de Freitas

Vereador de Vitória anuncia em Plenário a operação contra Rose de Freitas

A ação foi iniciada no Espírito Santo, nessa quarta-feira (12), pela Polícia Federal

Armandinho Fontoura anunciou no Plenário da Câmara de Vitória a operação efetuada pela Polícia Federal que investiga uma organização criminosa que atuava na Companhia Docas do Espirito Santo (Codesa) desviando recursos públicos em contratos firmados com prestadoras de serviços. De acordo com informações dos jornais Estadão e Folha de São Paulo, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) é suspeita e uma das investigadas, sendo alvo de mandado de busca e apreensão da Polícia Federal.

Em Plenário, Armandinho Fontoura relatou sobre a ação. “Houve uma busca e apreensão na residência e escritório da senadora por ordem do supremo Tribunal Federal. As investigações mostram que Rose e a organização criminosa supostamente usaram dinheiro de propina para comprar imóveis de luxo e pagamentos de despesas pessoais”, explicou.

O Parlamentar citou que consta na investigação a utilização do escritório de advocacia de Rose para lavar o dinheiro, simulando serviços jurídicos não prestados com emissão de nota fiscal falsa. A senadora já foi alvo de delação premiada por duas vezes por Sérgio Cabral e a empreiteira Odebrecht, “tem muito a explicar ao Espírito Santo, inclusive sobre seus imóveis no Rio de Janeiro”, ressaltou.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados à senadora e a familiares, além da prisão temporária de seu irmão, Edward Freitas, que atuava na Codesa.

Armandinho finalizou sua fala ressaltando sobre o dever de fiscalizar e trazer ao parlamento as investigações de fatos que assolam o cenário politico nacional e capixaba. “É inadmissível que em pleno ano de 2021 nós temos essas velhas práticas na política. Mas não se preocupem! Em 2022 elas serão definitivamente varridas da sociedade, varridas por você cidadão que fica atento e deseja um Espírito Santo Cada vez melhor. Precisamos tiramos as velhas raposas políticas desse tabuleiro”, concluiu.

Segundo informações do Jornal O Globo, não houve buscas no gabinete da Rose de Freitas no Senado, mas foram cumpridos mandados em outros endereços ligados à parlamentar. A operação Corsários foi autorizada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes Marques e Luís Roberto Barroso, após pedidos da PF.

A PF cumpriu dois mandados de prisão temporária e dez de busca e apreensão nos municípios de Vitória, Cariacica e Serra, no Espírito Santo, e também em Brasília. Também foi preso em flagrante um dos alvos investigados, pelo crime de porte ilegal de armas.
Rose de Freitas ainda não se manifestou sobre o caso.

Foto: Reprodução