Projeto de Lei amplia idade para ingresso nas polícias

Projeto de Lei amplia idade para ingresso nas polícias

Para ingressar nas Polícias Militar (PMES), Civil (PCES) ou no Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES), o cidadão precisa, entre outros requisitos, ter entre 18 e 28 anos de idade. Tramita na Assembleia Legislativa (Ales) proposta que pode aumentar para 32 anos a idade máxima para o ingresso nessas instituições. A iniciativa é do deputado Luciano Machado (PV), por meio do Projeto de Lei (PL) 236/2021.

“A presente proposição tem como objetivo principal alterar a idade máxima para ingressar na Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar no Estado do Espírito Santo, visto que a expectativa de vida do brasileiro vem crescendo consideravelmente nos últimos tempos, tornando esta medida urgente e necessária”, justifica o deputado na proposição.

Em alguns estados como Minas Gerais, Piauí e Rio de Janeiro essa mudança foi aprovada e já é lei. “Tal medida se faz extremamente pertinente e necessária para impedir a ocorrência de injustiças por parte da Administração Pública que inviabilizam, por conta da idade, o acesso a cargos públicos a milhares de candidatos que almejam integrar os quadros das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar no Estado do Espírito Santo”, conclui o parlamentar.

Tramitação

O PL foi lido na sessão ordinária do dia 8 de junho e encaminhado para análise de quatro colegiados da Casa: Justiça, Cidadania, Segurança e Finanças.

Reprodução Ales