Economia: Sectides participa de evento on-line da Câmara Americana de Comércio sobre investimentos no ES
Quatro das principais agências de fomento e investimento dos Estados Unidos apresentaram as oportunidades de financiamento para empresas e projetos capixabas, durante evento on-line realizado nesta quinta-feira (21), que contou com a participação de representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). O encontro foi organizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e pelo Governo do Estado, por meio da Sectides.
Participaram do encontro o vice-presidente Executivo da Amcham Brasil, Abrão Neto; o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann; o subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa; a cônsul para assuntos econômicos do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Gabrielly Moseley; e o cônsul comercial do consulado geral dos Estados Unidos, Elmer Richardson; além de representantes de empresas no Estado, como Fortleve, Imetame e Arcelor Mittal Tubarão
Na ocasião, representantes das principais agências do governo dos Estados Unidos apresentaram as linhas de atuação e metodologia de trabalho com as empresas americanas que buscam investimentos no Brasil. São eles: U.S. Department of Commerce I U.S. Commercial Service (FCS), Elmer Richardson (E.J,), Foreign Commercial Service Officer (Cônsul Comercial); U.S. Trade and Development Agency (USTDA), Rodrigo Mota, Sr. Country Representative; U.S. International Development Finance Corporation (DFC), Sara R. Mareno, CFA, Director, Structured Finance and Insurance; Export-Import (EXIM) Bank, Miguel Peñaloza, Loan Officer, Structured & Project Finance
O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou que é uma grande conquista para o Estado o retorno do escritório da Amcham. “Vamos dar toda atenção a esta agenda para que possamos avançar e para que o escritório não saia mais daqui. Somos um dos estados mais organizados do País, com segurança jurídica, estabilidade entre as instituições, competitivo, Nota A no Tesouro Nacional, transparente nas ações, e temos algumas vocações que despontam no cenário brasileiro”, disse.
Ele destacou que, mesmo diante da necessidade de avançar em relação à educação no Brasil como um todo, o Estado recebeu a melhor nota no Ideb e, em comparação com outros estados, tem a melhor avaliação na educação. “Temos a segunda menor mortalidade infantil. Temos avançado muito na segurança pública. Estamos dando passos importantes com o Programa Estado Presente. E temos ações de qualificação, saúde e educação nas regiões de vulnerabilidade para obter bons resultados e reduzir os índices de homicídios”, acrescentou o secretário.
Hoffmann pontuou ainda que, por ter organização fiscal, o Estado tem um Fundo Soberano e lançou um plano de investimentos públicos (PIP), da ordem de R$ 12 bilhões para os próximos anos. “Para a economia capixaba, este valor é muito representativo e é o maior plano de investimento do Estado. O Espírito Santo está preparado para receber investimentos em diversas áreas e tem grande potencial de crescimento”, enfatizou.
O subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, participou do evento e fez uma apresentação dos projetos estruturantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento. Feitosa pontuou iniciativas no segmento portuário, como o Porto Central, o Porto da Imetame, citou o Fundo Soberano, a desestatização da ES Gás, os projetos na área de infraestrutura, como a malha ferroviária e os investimentos previstos, bem como a importância dos principais aeroportos regionais do Estado, que estão preparados para receber investimentos.
Responsável pelas relações com os estados do Espírito Santo e da Bahia, a cônsul Gabrielly Moseley frisou a importância do encontro realizado com o Governo do Estado. “Estou satisfeita com esta reunião e com a participação de palestrantes de quatro agências de negócios do governo norte-americano para falar sobre os esforços comerciais dos Estados Unidos no Brasil e potenciais oportunidades de explorar parcerias, tendo em conta as prioridades do Estado em seus investimentos e visando ao desenvolvimento apresentados pelo secretário Tyago Hoffmann e pelo subsecretário Gabriel Feitosa. Estou impressionada com o espírito empreendedor capixaba. Agradeço a oportunidade”, salientou Moseley
Eventos com a Amcham
Em junho deste ano, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou de um encontro on-line, com o tema “As Perspectivas das Relações EUA-Brasil e o Estado do Espírito Santo”, que contou com a presença do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman; dos diretores das principais empresas capixabas e brasileiras, além de executivos e representantes do setor privado. A reunião estratégica marcou a retomada das atividades no Estado da maior Câmara Americana de Comércio (Amcham), entre as 117 existentes fora dos Estados Unidos.
Até abril deste ano, as exportações capixabas para os EUA aumentaram 54,5%, atingindo um total de quase US$ 1 bilhão, aponta o Monitor de Comércio da Amcham Brasil. Durante o evento, os participantes analisaram as oportunidades comerciais do Estado em 2021. Os Estados Unidos é um dos principais parceiros comerciais do Espírito Santo e a reativação da Amcham no território capixaba coloca o Estado no centro de debate da relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos.
Memorando de Entendimento
Em 22 de abril de 2021, foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Estado do Espírito Santo e o Consulado dos EUA no Brasil, visando à cooperação técnica e à discussão de temas importantes, além da elaboração de projetos e à articulação de ações que sejam de interesse mútuo. Ao firmar a cooperação com os Estados Unidos, o Espírito Santo dá um importante passo para criar oportunidades de discussão de pautas nas áreas de educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, apoio ao fortalecimento econômico feminino, combate à desigualdade e discriminação, inovação tecnológica, intercâmbio cultural, entre outras.
Amcham
Criada como uma clássica câmara de comércio, em 1919, a Amcham Brasil se tornou uma entidade de escopo mais amplo. A Amcham tem sua atuação baseada em dois pilares centrais: defesa da livre iniciativa privada no Brasil e das relações entre o País e os Estados Unidos. São cerca de cinco mil empresas associadas, em 14 cidades, sendo 85% delas brasileiras.
Em 2021, a Amcham anunciou que a atuação da entidade no Espírito Santo terá três objetivos principais: facilitar o intercâmbio comercial; o relacionamento executivo entre corporações de todos os portes e a troca de ações e soluções empresariais para a retomada da economia em todos os setores e regiões do País.
Reprodução: Governo do ES
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.