Só três partidos no ES tem chance de eleger deputados federais, PP, PSB e PRB

Só três partidos no ES tem chance de eleger deputados federais, PP, PSB e PRB

A eleição de outubro do ano que vem não terá coligação. Será cada um por si. E serão necessários pelo menos 160 mil votos para eleger um deputado federal.

Na atual bancada capixaba nenhum dos dez deputados terá essa votação sozinho. Nem mesmo o mais votado da última eleição, o apresentador de TV Amaro Neto (PRB).

Ele foi eleito com 180 mil votos mas não deve repetir o desempenho em função do desgaste natural do mandato. Além disso não se destacou como deputado.

Observadores do mercado político acreditam que ele se reelege mas terá no máximo 90 mil votos. Problema maior terão siglas como o Podemos, Cidadania, PSDB, PT, MDB, PSD, PROS, PTB, PDT, PSC, e outros que não dispõem de ‘puxadores’ de voto.

Caititu fora do bando é comida de onça

O PDT, por exemplo, tem o nome da ex-deputada Sueli Vidigal, o PSDB de Cesar Colnago e Max Filho, o MDB de Lelo Coimbra (que quer ir pro PRB com Jorge Silva) o PSC de Lauriete, e o PT Helder Salomão. João Coser será candidato a deputado estadual.

Já o PTB pode abrigar a deputada bolsonarista Soraya Manato, de saída do PSL. Ou o PP. Mas ela, que teria hoje no máximo 50 mil votos, não se reelegeria sem outros nomes para somar 160 mil votos.

O Progressista está em situação melhor pois conta com os deputados Da Vitória, terceiro mais votado de 2018 com 74 mil votos, Evair Melo e o ex-deputado Marcus Vicente, secretário do governo Casagrande.

O PSB também pode eleger um ou dois federais devido ao elenco de candidatos. Tem os deputados Paulo Foletto, Ted Conti, a vice governadora, Givaldo Vieira, e outros.

O Cidadania do ex-prefeito Luciano Rezende tende a naufragar de novo. Não tem quadros para eleger um federal sequer. Rezende não soma 60 mil votos. O mesmo ocorre com o Podemos. Gilson Daniel tem de 40 a 50 mil votos.

Relação de alguns pré candidatos

  • Amaro Neto PRB
  • Da Vitória PP
  • Norma Ayub UB
  • Neucimar Fraga PSD
  • Evair Melo PP

*Lauriete PSC

Soraya

Max Filho PSDB

Gilson Daniel Podemos

*Ted Conti PSB

Paulo Foletto PSB

Jaqueline vice governadora PSB

Givaldo Vieira PSB

Marcus Vicente PP

Renzo Vasconselos

Marcus Guerra PRB

Lelo Coimbra PRB

Deputado Freitas

Juninho de Cariacica

*Helder Salomão

Luciano Resende

 

Reprodução Agência Congresso