Tenente Assis fala sobre clima de polarização nacional vai se repetir na eleição do ES
A polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Bolsonaro (PL) na disputa para presidência do Brasil também deve dar o tom para a escolha do próximo governador do Espírito Santo nas Eleições 2022.
Em entrevista o tenente Assis, do Corpo de Bombeiros, pré-candidato a deputado federal pelo PTB, um dos partidos da base do bolsonarismo, acredita que o ambiente polarizado no cenário nacional vai se repetir em terras capixabas, entre Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL).
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) está empenhado no projeto de Manato para ocupar o Palácio Anchieta. Paralelamente, ele descarta qualquer apoio do PTB ao partido Republicanos que pretende concorrer com o atual presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso.
Atualmente, Musso conta com apoio do PSC e do Patriota e outras legendas conservadoras de direita. Assis, no entanto, acredita que isso pode mudar com o decorrer da campanha política.
Ele cita ainda a questão da performance dos pré-candidatos nas recentes pesquisas de opinião eleitoral. Seria a justificativa para a composição dos partidos migrarem para o campo do PL e do PTB.
“Quando a gente olha uma candidatura do Republicanos aparecendo com 2% a 3%, o próprio Audifax Barcelos (Rede) com 4%, então é muito difícil você sustentar uma candidatura para governador com um percentual desses”, comentou apontando que a candidatura de Manato seria a opção por ele melhor pontuar, entre as opções para quem não prefere Casagrande.
Na pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, Casagrande tem 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando há uma lista apresentada aos entrevistados. Em seguida, aparecem o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) e o senador Fabiano Contarato (PT), ambos com 12¨%. O levantamento foi divulgado na última quarta-feira (25).
Frente a esses resultados, os partidos de direita no Espírito Santo tenderiam, na sua análise, para o PL.
“Como você tira um pré-candidato que está acima de 10% nas pesquisas para colocar um candidato que tem 3%, 2%? É irracional. Desculpe, com todo o respeito. É legítimo, é democrático. Respeito todas as candidaturas. Se não houver composição, acho que todos devem ser candidatos. Isso é um processo republicano, mas não tem como com Manato acima de 10% e recuarem para um candidato com 3% de intenções de voto”, comparou.
Tenente Assis defendeu ainda que o PTB é o mais conservador entre os partidos brasileiros na atualidade e cutucou o Republicanos. “Pelo seu estatuto, o PTB é o único partido de direita, conservador, do Brasil. Fala de Deus, da família, da liberdade, da vida. Pelas alianças que o Republicanos faz a nível de Brasil, eu não acredito que ele seja um partido conservador. Aceita coligação até com o PT, dependendo do Estado. Então, não se pode falar que é um partido conservador”, criticou.
Fonte: Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.