Eleições 2022: Casagrande tem 32% e Manato 21% das intenções de votos
Pesquisa Direta Consultoria revela uma pequena distância entre Carlos Manato (PL) e Renato Casagrande (PSB) na disputa pelo Governo do Espírito Santo. Apenas 11 pontos, nas intenções de votos estimuladas, separam os dois principais candidatos a cadeira do Palácio Anchieta, o que sinaliza que o novo governador só deve ser definido no segundo turno, quebrando um ciclo de 24 anos de decisões em primeiro turno.
Na intenção de voto estimulada, que é quando o instituto de pesquisa apresenta o nome do candidado ao entrevistado, o atual governador Renato Casagrande aparece com 32,3% das menções. Em seguida, aparece o ex-deputado federal Carlos Manato com 21,6% das intenções de votos.
O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), tem 13% das menções, 4,5 pontos percentuais a mais que o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PSD), que aparece com 8,8%.
Aridelmo Teixeira (Novo), Capitão Souza (PSTU) e Cláudio Paiva (PRTB) tiveram menos de 3% das citações.
Brancos e nulos somam 13,4%. Os que não sabem ou não respoderam chegam a 1,5% dos entrevistados. Já os indecisos somam 3,8%.
Veja o gráfico completo com as intenções de votos estimuladas
A pesquisa Direta Consultoria foi realizada entre os dis 9 a 12 de agosto de 2022, com 1.300 entrevistados, em 17 municípios. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro máxima prevista é de 2,72% pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa.
As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, instrução e atividade econômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-06525/2022.
Fonte: Noticias do ES
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.