Câmara de Guarapari vai digitalizar processos e economizar mais de R$ 450 mil
Uma iniciativa da Câmara de Guarapari pretende virtualizar todos os processos da Casa de Leis. A implantação do Sistema de Virtualização de Processos (SVP) é uma das metas do Plano 100 Dias, anunciado no início da atual gestão, e tem o objetivo de modernizar os sistemas de informação do órgão. Com a medida, é prevista uma economia de mais de R$ 450 mil por ano.
De acordo com a Câmara, a iniciativa atende não só o principio da eficácia exigido aos gestores públicos, mas alcança resultados indiretos para o município, como por exemplo, a diminuição no descarte de materiais, tornando mais barato a coleta e destinação do lixo da cidade. Além disso, a inciativa beneficia o meio ambiente, com menos árvores derrubadas e menos gastos com energia.
Com a atual utilização de processos físicos, a Câmara de Guarapari gasta quase mil folhas por dia e tramita, em média, três mil processos anualmente, entre legislativo e administrativo. Além disso, o custo fica ainda maior por causa das caixas de arquivos, prateleiras, etiquetas e locais para armazenamento.
Para o presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), a medida só tende a gerar benefícios. “Esperamos que essa modernização torne a Câmara mais transparente e a população conheça e participe mais das atividades dos vereadores”, afirmou.
*Com informações da Câmara de Guarapari
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.