Agressões ambientais preocupam deputados
Parlamentares denunciam desde destruição de ecossistema a problemas sanitários que estariam colocando em risco a saúde da população
A temática ambiental dominou os discursos dos deputados em plenário na sessão ordinária desta segunda-feira (18), com denúncias sobre esgoto em manancial, água poluída consumida por pessoas e destruição de mangue.
Duas situações que precisam de providências para solução se referem à cidade de Guarapari; uma delas, apresentada pelo deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), é sobre construções ilegais de residências em área de mangue próxima à Avenida Manuel Rodrigues.
“Famílias estão fazendo casas para alugar em cima de mangue; inclusive construíram um muro para os caranguejos não passarem”, denunciou ao mostrar um vídeo com imagens.
Outro pedido de providências em Guarapari se refere à solução de problema envolvendo consumo de água com coloração e odor que evidenciariam contaminação de lençol freático nas localidades de Ilha do Sol e Village do Sol.
O deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) apresentou vídeo mostrando água com coloração amarelada e atribuiu o fato à construção de poços, de onde as famílias retiram água para consumo, perto de fossas sanitárias devido à falta de fornecimento da Cesan.
Para ele, tudo indica que está havendo contaminação do lençol freático, com o consequente consumo humano de água contaminada. O parlamentar prometeu encaminhar as amostras para exames laboratoriais: “vamos verificar o que está dentro dessa água e por que está com essa cor (amarelada)”, disse.
Meneguelli e Bahiense pediram providências ao governo do Estado e à Prefeitura de Guarapari para solucionar os problemas apresentados.
Esgoto em Ibatiba
Também na linha ambiental, o deputado Coronel Weliton (PRD) denunciou que suposta falha de uma empresa terceirizada pela Cesan em Ibatiba estaria causando vazamento na estação de tratamento de esgoto da cidade, levando os detritos para o Rio Pardo.
“Não adianta o governo investir em saneamento na região do Caparaó se situações como esta acontecem devido ao descaso de empresas e falta de fiscalização do poder público”, advertiu, cobrando também solução para o problema.
Transparência
A sessão ordinária foi interrompida por alguns minutos para homenagem aos servidores da Ales que compõem o Comitê Técnico Permanente do Portal da Transparência devido ao Selo Diamante conferido ao Legislativo capixaba em reconhecimento à transparência da Casa. A Ales foi considerada a Assembleia Legislativa mais transparente do país pelo levantamento do Radar da Transparência Pública.
Conforme dados organizados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com outras instituições, no ranking das Assembleias Estaduais, o Parlamento capixaba alcançou a nota máxima, atingindo 100% no índice de transparência e superando o resultado obtido no ano passado: 92,01%.
Com isso, a Casa recebeu o chamado Selo Diamante. Em segundo lugar ficou a Assembleia de Goiás, com 99,67%, e, em terceiro, a de Mato Grosso, com 96,76%.
“Estamos fazendo história. Não apenas para a Assembleia, mas para todo o Espírito Santo. Este reconhecimento reforça nosso compromisso com o princípio democrático e a boa governança, servindo de exemplo para outras instituições país afora”, discursou o presidente da Casa, Marcelo Santos (União), ao agradecer aos servidores liderados pelo diretor de Transparência, Inovação e Projetos Especiais, Marcos Aquino.
Luto
Vários deputados pediram minuto de silêncio em memória do ex-governador e ex-deputado estadual e federal Max Mauro, falecido na madrugada de quinta-feira (14).
Marcelo Santos, em nome do Parlamento, disse que a morte de Max deixou não só o Espírito Santo, mas o meio político brasileiro “muito triste”, devido ao relevante legado deixado para a sociedade.
“Max Mauro foi um político importante para o país e, aqui no nosso estado, fez história. Fizemos o velório neste Plenário, e aqui ficou marcada a despedida deste grande homem”, declarou o presidente da Ales, citando que além da reserva moral, o político construiu grandes obras, entre elas a conclusão da Terceira Ponte e a implantação do Transcol – sistema de transporte coletivo.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui