Ales | Comissão de Cultura aprova alteração em rota turística
A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa (Ales) se reuniu de forma virtual na manhã desta segunda-feira (21). Na ordem do dia, foi aprovada emenda substitutiva ao Projeto de Lei (PL) 53/2020, que cria no Espírito Santo a Rota Imperial Capixaba. A emenda sugerida pelo próprio autor da matéria, deputado Torino Marques (PSL), altera a lista dos municípios que integram a rota.
O projeto original encampa os municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. Com a emenda aprovada, passam a compor a Rota Imperial Capixaba os municípios de Vitória, Cariacica, Viana, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Castelo, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Ibatiba, Irupi, Ibitirama e Iúna.
“Há de se estabelecer parâmetros para se poder definir em que aspectos a cultura foi transformada e em que grau. As atrações turísticas criam possibilidades para revitalização da identidade cultural e da preservação dos bens culturais, gerando mecanismos de sustentabilidade e espaços propícios às expressões culturais”, relatou a presidente do colegiado, deputada Iriny Lopes (PT).
A emenda também faz uma correção no nome da rota, que no parágrafo 1º do projeto original estava descrita como Rota Caminho dos Jesuítas. A matéria agora vai passar pela análise das Comissões de Turismo e de Finanças, antes de ser apreciada pelo Plenário.
Reprodução Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.