Ales conhece iniciativas em educação técnica
Iniciativas em prol da educação profissional realizadas pelo Executivo foram debatidas em encontro de colegiado realizado nesta segunda-feira (14), no Plenário Dirceu Cardoso. Parlamentares receberam o ex-deputado Bruno Lamas (PSB) e atual titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Na Comissão de Educação, Lamas ressaltou a importância dos centros estaduais de educação técnica (CEETs), do programa Bolsa Técnica e do Qualificar ES. “O aluno que escolhe em determinado momento a formação técnica alcança de forma mais veloz o mercado de trabalho e recebe em média 32% a mais do que aquele que forma no ensino regular”, afirmou.
Sobre as escolas, anunciou para as próximas semanas a inauguração do CEET de Vargem Alta Giuseppe Altoé. Além dele, lembrou que as de Afonso Cláudio e Iúna estão em obras e revelou que um CEET será construído em Guarapari, onde era o antigo Radium Hotel, e outro está previsto para o município da Serra.
Perguntado pelo presidente do colegiado, Dary Pagung (PSB), sobre o andamento da escola de Afonso Cláudio, Lamas informou que o empreendimento será tocado com recursos próprios do Estado. Quanto à unidade de Iúna, ainda será decidido se as obras serão feitas pelo governo estadual ou por meio de parceria com o governo federal.
Hoje, há três unidades em funcionamento: duas no interior, em João Neiva e Castelo, e outra na Grande Vitória, em Vila Velha.
Demais programas
Com início em 2022, o programa Bolsa Técnica foi abordado pelo convidado. A iniciativa disponibiliza bolsas integrais para jovens e adultos em cursos técnicos presenciais em unidades de ensino de nível médio da rede particular. Lamas explicou que são 13 instituições de ensino selecionadas. “É uma oportunidade de geração de trabalho, de emprego e renda”, salientou.
O Qualificar ES, focado na qualificação profissional direcionada para o empreendedorismo, também recebeu destaque. Conforme o secretário, a iniciativa foi ampliada. “Nós fomos identificando aos poucos quais os municípios ainda não tinham sido beneficiados pelo programa e com essa rodada agora os 78 municípios serão alcançados”, frisou.
De acordo com ele, os professores são selecionados por meio de edital para 70 cursos diferentes em 140 polos – locais onde os cursos são ministrados. Lamas considerou que um dos diferenciais do Qualificar ES é que ele funciona “onde as pessoas estão”, seja em Igrejas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Segundo avaliou, os cursos têm o objetivo de estimular a visão de empreendedorismo do capixaba. “É muito comum realizar um curso e abrir o seu próprio negócio”. O diploma do curso vale como formação e experiência. Ao todo, são 32 aulas, mais de 120 horas de carga horária. Um estudante pode fazer mais de um curso.
Ladeado pelo presidente Dary Pagung, os deputados Tyago Hoffmann (PSB), Delegado Danilo Bahiense (PL) e Gandini (Cidadania), assim como Capitão Assumção (PL), que participou virtualmente, reconheceram o impacto da educação profissional para a economia local.
Gandini questionou se os professores dos CEETs passariam a ser contemplados pela bonificação concedida no final do ano aos profissionais do quadro da educação, como aconteceu em 2022. Mas Bruno Lamas falou de limitações no uso dos recursos do Fundeb e cobrou um debate antes que o assunto chegue à Casa. “Neste momento ela (essa pauta), não tem ainda uma solução”, concluiu.
Participações
Ao final da reunião, os deputados ouviram o estudante do 9º ano do colégio Darwin de Vila Velha Pedro Nagib, que participará na categoria júnior do Concurso Mundial de Redação da Universidade de Oxford, na Inglaterra, no mês que vem.
Já o diretor de fiscalização e normas do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do ES (CRT-ES), Jefferson Luiz Cariati da Silva, solicitou ao colegiado ajuda para que os editais de contratação exijam profissionais com CRT no Espírito Santo.
Fonte: Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.