Ales deve ganhar Diretoria de Sustentabilidade

Ales deve ganhar Diretoria de Sustentabilidade

Projeto da Mesa Diretora também reorganiza Diretoria de Segurança Legislativa

Criar uma Diretoria de Sustentabilidade na Assembleia Legislativa (Ales) e reorganizar a Diretoria de Segurança Legislativa da Casa são medidas previstas no Projeto de Resolução (PR) 4/2024, da Mesa Diretora, lido na sessão ordinária desta terça-feira (20).

O PR faz diversas modificações na Resolução 2.890/2010 para alcançar sua finalidade, como a criação do cargo de diretor de Sustentabilidade, que passa a integrar o nível de gerência da Secretaria da Ales. O titular do cargo será responsável por aprimorar e disseminar as boas práticas relacionadas à sustentabilidade na Casa.

Também cria os cargos de provimento em comissão de subdiretor de Sustentabilidade e de subdiretor de Inteligência e Polícia Legislativa, que passam a integrar o nível de subgerência; e os de supervisor de Atividade Parlamentar e Segurança Legislativa e de supervisor de Inteligência e Segurança Legislativa, no nível de supervisão (todos ligados à Diretoria de Segurança Legislativa).

Já o cargo comissionado de subdiretor de Segurança Legislativa será transformado em subdiretor de Polícia Legislativa; e o de Supervisor de Recepção e Segurança Legislativa no de Supervisor de Segurança Legislativa. A iniciativa cria, ainda, 08 cargos de provimento em comissão de Assessor Júnior da Secretaria (AJS): 04 para a Diretoria de Segurança Legislativa; e 04 para a Diretoria de Sustentabilidade.

Gestão especializada

Na justificativa da proposição, o presidente Marcelo Santos (Podemos) explica que a ideia é reestruturar a Diretoria de Segurança Legislativa e criar a Diretoria de Sustentabilidade. “A presente proposta busca promover uma gestão mais especializada e eficiente dessas áreas estratégicas, garantindo a adequação da estrutura organizacional da Ales às demandas atuais da instituição”, ressalta.

Segundo o presidente, as alterações vão permitir a estruturação organizacional da Diretoria de Segurança Legislativa para a gestão da Polícia Legislativa e da área de inteligência, contribuindo na garantia da segurança e da integridade das atividades legislativas, e protegendo os parlamentares, servidores, colaboradores e o público que visita a instituição.

Em relação à Diretoria de Sustentabilidade, Marcelo conta que a ideia é aprimorar a promoção da sustentabilidade na Ales, um compromisso da instituição com a adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços. “Vamos priorizar a economia, a redução, o reaproveitamento e a opção por materiais e insumos recicláveis”, salienta.

Por fim, o projeto estende para os policiais militares da ativa localizados na Assembleia e à disposição da Diretoria de Segurança Legislativa o benefício do auxílio-alimentação previsto na Resolução 1.805/1995. O auxílio será concedido por meio de cartão magnético e mediante requerimento.

Não terá direito ao benefício quem optar pelo recebimento do auxílio-alimentação no seu órgão de origem. “É uma medida de isonomia, uma vez que tal direito já é assegurado ao Policial Militar da reserva remunerada atuante na Ales”, informa Marcelo.

Todas essas mudanças possuem um impacto financeiro para este ano de R$ 1.329.003,68; e para 2025 e 2026 de R$ 1.565.321,11, respectivamente.
Se o PR for aprovado e promulgado, a nova Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário do Poder Legislativo (DPL).

Acompanhe a tramitação do PR 4/2024