Ales Presta Homenagem aos Educadores em Reconhecimento à sua Dedicação

Ales Presta Homenagem aos Educadores em Reconhecimento à sua Dedicação

Medalhas que levam os nomes de dois expoentes da educação foram entregues a trabalhadores de ensino das redes pública e privada

Vinte e sete trabalhadores das redes públicas municipal e estadual de ensino foram homenageados nesta quarta-feira (24) com a Medalha Educador Capixaba Renato Pacheco pela Assembleia Legislativa (Ales). Já a Medalha Paulo Freire foi entregue a uma educadora do município de Itapemirim. A sessão solene foi realizada no Plenário Dirceu Cardoso.

Proponente da sessão e presidente do colegiado de Educação, o deputado Dary Pagung (PSB) destacou a importância da homenagem para os educadores do estado que, segundo disse, fazem parte da história capixaba. O parlamentar ainda destacou o trabalho realizado pelo colegiado de Educação da Ales.

“Hoje, estamos realizando uma sessão significativa para homenagear a educação capixaba. Tenho a honra de estar à frente da Comissão de Educação. Quando assumi a comissão, determinei que minha assessoria visitasse todas as 450 escolas em todo o estado e levantasse seus problemas. Essa medalha é importante para vocês que fazem parte da história capixaba. Eu próprio sou fruto da educação. Só com a educação conseguimos nossos objetivos”, disse.

Fotos da sessão solene

Uma das homenageadas, a presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, Ester Abreu Vieira de Oliveira, reportou à história e à mitologia grega para ressaltar a importância da Medalha Educador Capixaba Renato Pacheco.

“Medalhas são fundidas com o intuito de destacar o valor de alguém, como gesto de reconhecimento e honra à sua significativa contribuição para a sociedade, para que seu esforço e dedicação sejam modelo para a nação, cidade e organizações”, comentou a acadêmica.

Representando os familiares de Renato Pacheco, seu filho, Rodrigo Bomfim Pacheco, falou sobre o Renato Pacheco, pai, e o Renato Pacheco do dia a dia. “Ele era uma pessoa simples, não se preocupava em comprar roupas, sapatos. Amava os netos. Foi juiz e professor. Como juiz, trabalhou em diversos municípios, até voltar para Vitória. Ele tinha uma Kombi porque entendia que o casal e os quatro irmãos somente podiam caber nesse carro. Deixou de dirigir e passou a andar de ônibus, depois de uma batida em outro carro. Essa homenagem é bem adequada porque meu pai realmente se dedicava à educação”, relatou Rodrigo Pacheco.

O diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São João Batista de Cariacica, Gean Jaccoud Faria, falou em nome de todos os homenageados. “Hoje vivemos um momento histórico. Entendo que a educação no Espírito Santo e o cenário econômico nos levam a prever um futuro brilhante, com coisas magníficas pela frente. O cenário atual é de melhoras significativas, de investimentos vultosos e de uma educação que tem vencido, apesar das adversidades”, exaltou Faria.

Medalhas

Renato Pacheco foi professor, escritor, folclorista e magistrado, nasceu em 16 de dezembro de 1928 e morreu em março de 2004. Era formado em Direito, Filosofia, Sociologia e Ciências Políticas. A Medalha Educador Capixaba Renato Pacheco foi criada com a Resolução 2.172, de maio de 2004 e presta homenagem aos trabalhadores da educação e às instituições da rede pública e privada do estado.

Já a Medalha Professor Paulo Reglus Neves Freire foi criada pela Resolução 3.125/2011, também com o objetivo de prestar homenagem aos educadores das escolas públicas e privadas no estado.

No início da solenidade a orquestra de violões do Projeto Música na Rede de Ensino (Música na Rede), formada por jovens da rede pública estadual de ensino, executou peças populares do cancioneiro brasileiro.

Mesa de convidados

Compuseram a mesa de trabalho, além do deputado Dary Pagung, que presidiu os trabalhos, o conselheiro do Tribunal de Contas Estadual Sergio Aboudib; o prefeito de Irupi, Edmilson Meireles de Oliveira (MDB); o prefeito de Rio Bananal, Edmilson Eliziário (MDB); o prefeito de São José do Calçado, Antônio Coimbra de Almeida (PSB); o vice-prefeito de Irupi, Paulino Lourenço (MDB); o vice-prefeito de João Neiva, Renan Patuzzo (PSDB); o presidente da Associação dos Diretores e Ex-Diretores das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo (Adires), Rômullo Ronne Pereira Rodrigues; o secretário Municipal de Educação de Itapemirim, Rafael Perim dos Santos; a secretária de Educação de Guaçuí, Sayonara Gil; o secretário de Educação de Muniz Freire, Joanes Boim; a secretária de Educação de Afonso Cláudio, Valquíria Karla Tonoli; a secretária de Educação de Irupi, Cássia Machado de Oliveira; o secretário de Educação de Colatina, Cidimar Andreatta; e o presidente da Câmara de Vereadores de Brejetuba, Jairo Cunha (DC).

Homenageados

Medalha Educador Capixaba Renato Pacheco
Anadir Delai
Angela henriQueta Siebert Braun
Creuza Aparecida Rossi Mongin
Dejair Bertoldi
Elizabeth de Almeida Oliveira Astolpho
Elizangela Silveira de Amorim Gomes
Francisco Aurelio Ribeiro
Francisco de Assis Rezende Rodrigues
Frederico Almeida
Gean Jaccoud Faria
Janaína Beline
Jurema Tonini
Marcela Cavati Lodi Angeli
Márcia Saraiva Prudêncio
Maria Aparecida Bolzan Batista
Maria Auxiliadora Torezani de Oliveira
Rafael Perin dos Santos
Rita Trugilho Ofrante
Rômullo Ronne Pereira Rodrigues
Rosemeire Maria de Souza
Sabrina de Sousa Proêza
Samuel Soares de Souza (in memoriam)
Sergio Silva Machado
Silvia Helena da Silva Lopes
Thiago Cézar de Pádua Rosa
Verônica Martinelli Fernandes Andreatta
Yuri Feller Peroni

Medalha Paulo Freire
Neidienilda Pereira de Carvalho

Fonte: Assembleia Legislativa