Alunos Têm Experiência Prática na Ales com Simulação de Sessão Ordinária
Estudantes do 9º ano de escola pública de Vitória fizeram visita guiada às dependências da Assembleia e puderam ser “deputados” por um dia
Conhecer o funcionamento do Poder Legislativo estadual é uma oportunidade para estudantes e professores capixabas. Nesta quarta-feira (24), 21 alunos do 9º ano, 2 professoras e 1 pedagoga da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alberto de Almeida, de Vitória, puderam percorrer os espaços da Assembleia Legislativa (Ales) acompanhados do monitor Matheus Rezende, que é estudante de História na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Os estudantes da escola do bairro Santo Antônio simularam, inclusive, a realização de uma sessão ordinária, com a proposição, discussão e votação de um projeto de lei. Primeiramente, houve a eleição da Mesa Diretora, em que os alunos puderam escolher seus representantes. Após a eleição, a Mesa apresentou uma proposta de melhoria para a escola em que estudam e os outros alunos, representando outros deputados estaduais, apresentaram críticas e sugestões à matéria.
Vale destacar que a turma tem duas estudantes com deficiência, uma autista e uma com baixa visão, que puderam participar ativamente da visita ao Legislativo. Inclusive, uma delas foi escolhida pela turma para integrar a Mesa Diretora. A Assembleia está atenta à acessibilidade de pessoas com deficiência e conta com rampas, elevadores, piso tátil e banheiros adaptados.
Além da simulação, os adolescentes puderam acompanhar das galerias a sessão ordinária com os deputados. Durante o passeio guiado, eles também conheceram outros setores da Casa, como a Biblioteca, o Arquivo, o Centro de Memória, os plenários, a Galeria dos Presidentes e os serviços do espaço Assembleia Cidadã. O monitor contou a história do Legislativo capixaba, descreveu as funções dos deputados estaduais e explicou como funciona o trâmite de um projeto de lei, desde a sua proposição até a sua aprovação.
“Durante o tour, os estudantes podem conhecer um pouco mais da história da Assembleia (…). E durante a sessão simulada eles se divertem bastante”, contou o monitor Matheus Rezende, que costuma acompanhar as visitas realizadas na parte da manhã.
O projeto Escolas na Ales é uma iniciativa da Escola do Legislativo e a unidade de ensino interessada pode agendar a visita de forma on-line.
Fonte: Assembleia Legislativa
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.