Alunos Têm Experiência Prática na Ales com Simulação de Sessão Ordinária

Alunos Têm Experiência Prática na Ales com Simulação de Sessão Ordinária

Estudantes do 9º ano de escola pública de Vitória fizeram visita guiada às dependências da Assembleia e puderam ser “deputados” por um dia

Conhecer o funcionamento do Poder Legislativo estadual é uma oportunidade para estudantes e professores capixabas. Nesta quarta-feira (24), 21 alunos do 9º ano, 2 professoras e 1 pedagoga da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alberto de Almeida, de Vitória, puderam percorrer os espaços da Assembleia Legislativa (Ales) acompanhados do monitor Matheus Rezende, que é estudante de História na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Os estudantes da escola do bairro Santo Antônio simularam, inclusive, a realização de uma sessão ordinária, com a proposição, discussão e votação de um projeto de lei. Primeiramente, houve a eleição da Mesa Diretora, em que os alunos puderam escolher seus representantes. Após a eleição, a Mesa apresentou uma proposta de melhoria para a escola em que estudam e os outros alunos, representando outros deputados estaduais, apresentaram críticas e sugestões à matéria.

Vale destacar que a turma tem duas estudantes com deficiência, uma autista e uma com baixa visão, que puderam participar ativamente da visita ao Legislativo. Inclusive, uma delas foi escolhida pela turma para integrar a Mesa Diretora. A Assembleia está atenta à acessibilidade de pessoas com deficiência e conta com rampas, elevadores, piso tátil e banheiros adaptados.

Além da simulação, os adolescentes puderam acompanhar das galerias a sessão ordinária com os deputados. Durante o passeio guiado, eles também conheceram outros setores da Casa, como a Biblioteca, o Arquivo, o Centro de Memória, os plenários, a Galeria dos Presidentes e os serviços do espaço Assembleia Cidadã. O monitor contou a história do Legislativo capixaba, descreveu as funções dos deputados estaduais e explicou como funciona o trâmite de um projeto de lei, desde a sua proposição até a sua aprovação.

“Durante o tour, os estudantes podem conhecer um pouco mais da história da Assembleia (…). E durante a sessão simulada eles se divertem bastante”, contou o monitor Matheus Rezende, que costuma acompanhar as visitas realizadas na parte da manhã.

O projeto Escolas na Ales é uma iniciativa da Escola do Legislativo e a unidade de ensino interessada pode agendar a visita de forma on-line.

Fonte: Assembleia Legislativa