Armandinho Fontoura convoca audiência pública para decidir ciclovia da avenida Rio Branco
Num enredo que se arrasta desde 2017, a ciclovia da Avenida Rio Branco, em Vitória, ganha mais um capítulo, agora definidor, na próxima quinta-feira: o vereador Armandinho Fontoura convocou uma audiência pública na escola Irmã Maria Horta, no coração da Praia do Canto, onde moradores vão poder discutir e enfim, votar no projeto que mais lhes agrada.
Armandinho, que é presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Vitória, atua pela ciclovia faz tempo. Ele chegou a entrar, em 2019, com uma ação popular na Justiça para suspender, temporariamente, o projeto de construção. De acordo com a ação, a prefeitura já havia aberto o processo licitatório de empresas de engenharia para a construção da ciclovia, mesmo sem consultar a população – o que agora, acontecerá.
“A obra é uma demanda antiga dos moradores e comerciantes da região. O investimento em ciclovias constitui uma maneira de aprimorar o transporte público em Vitória e investir em mobilidade urbana. E a Comissão, que tenho a honra de presidir, cumpre seu papel democrático com essa audiência pública. Estamos falando de uma obra que será um marco urbanístico e paisagístico na capital”, diz Armandinho.
Apresentado pela primeira vez em 2017, o antigo projeto previa a instalação da faixa para ciclistas ao lado do canteiro central. Para que isso fosse possível, sem diminuir uma faixa da via, 90 vagas de estacionamento seriam eliminadas na avenida, entre a Ponte Ayrton Senna e a Reta da Penha – o que gerou polêmica.
Uma das propostas atuais prevê manutenção das vagas de estacionamento, mas com uma mudança de lugar: nos dois lados da via, as vagas vão sair do lado direito da pista e vão para o lado esquerdo, ao lado da ciclovia. Com isso, ainda haverá o acréscimo de uma vaga: das 174 vagas existentes, para 175. O estacionamento seria expandido para dois metros e vinte centímetros. Moradores, no entanto, poderão debater essa ideia.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui