Ativista ambiental realiza palestra para adolescentes
Renata Bomfim defendeu a proteção da biodiversidade local e o enfrentamento das mudanças climáticas, que é consequência do aquecimento global, atingindo a população mais vulnerável
A elite mais rica do planeta, 1% da população mundial, emite mais gases de efeito estufa e polui mais do que 50% da população mais pobre, de acordo com levantamento da Comissão de Sustentabilidade de Cambridge, no Reino Unido. O cenário foi abordado pela ativista Renata Bomfim, presidente do Instituto Ambiental Reluz, na palestra do projeto “Consciência Ambiental no Parlamento”, realizada na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (27).
Renata explicou como o aquecimento global está vinculado à injustiça social, atingindo a população mais vulnerável. “São as pessoas que primeiramente são mais impactadas. Os mais pobres são muitas vezes obrigados a morar em locais inadequados, como encostas e beira de rios. Quanto mais vulneráveis, mais frágeis elas estão frente às mudanças climáticas”, explicou Renata.
A palestrante falou da necessidade urgente de enfrentamento às mudanças climáticas e também da proteção de biodiversidade local. “É preciso que tanto nossos jovens quanto a sociedade como um todo compreendam que estamos no bioma Mata Atlântica. Conhecer esse bioma com sua singularidade e sua importância é essencial para que seja preservado. Não podemos nos furtar dessa luta para construirmos um mundo sustentável e melhor ”, afirmou a ambientalista.
A palestra foi ministrada a 35 participantes do Programa Adolescente Aprendiz do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
A estudante Beatriz Santos da Silva falou da importância de difundir informações sobre mudanças climáticas e preservação ambiental . “A palestra nos ajuda a compreender onde começou toda a degradação da natureza e o reflexo disso atualmente. E assim pensarmos formas de como nós, pequenos indivíduos, podemos contribuir para diminuir os impactos e preservar o meio ambiente”, concluiu a jovem.
O projeto
“Consciência Ambiental no Parlamento”, promovido pela Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce), recebe crianças e adolescentes na Assembleia Legislativa e realiza palestras com temáticas ambientais e sustentáveis.
A iniciativa visa estimular os estudantes para atuarem na proteção ao meio ambiente, ao abordar temas como sustentabilidade, mudanças climáticas, extinção de espécies, desmatamento, entre outros.
As instituições de ensino interessadas podem agendar a participação por meio do telefone (27) 3382-3837.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui