Audiência Pública para atualização do diagnóstico da bacia hidrográfica do rio Doce no ES acontece nesta sexta (19)

Audiência Pública para atualização do diagnóstico da bacia hidrográfica do rio Doce no ES acontece nesta sexta (19)

A população do Espírito Santo poderá contribuir para a definição do novo diagnóstico da bacia hidrográfica do rio Doce nesta sexta-feira (19), quando será realizada uma consulta pública virtual voltada para o público da região do Baixo Doce, compreendida pela porção capixaba da bacia.

A audiência pública acontecerá durante todo o dia e será aberta para a população em geral. Os interessados em participar do encontro on-line devem enviar as contribuições por meio de um formulário eletrônico.

Clique aqui para acessar o formulário.

Para servir como referência aos participantes, estão disponíveis a versão preliminar do Diagnóstico da bacia hidrográfica do rio Doce e uma apresentação com a síntese dos principais resultados do relatório.

Acesse aqui o material.

Após o preenchimento do formulário eletrônico, basta entrar no link de acesso à Audiência Pública no dia e horário marcado. Clique aqui.

A consulta pública encerrará uma série de oficinas e consultas virtuais realizadas junto aos usuários de água e Comitês de Bacias Hidrográficas de toda a região banhada pelo rio, desde Minas Gerais até o Espírito Santo, para consolidação do novo diagnóstico da bacia.

Essa é a primeira etapa do processo de atualização do Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica do rio Doce (PIRH Doce), cuja última versão é do ano de 2010.

Dentre os principais itens presentes no diagnóstico que serão abordados na audiência pública estão os balanços hídricos quantitativos, destacando as áreas mais críticas da bacia; a relação dos principais programas em andamento na região, e os estudos prévios para o Enquadramento (instrumento para a qualidade da água), incluindo a identificação dos usos preponderantes atuais dos recursos hídricos por trechos dos cursos d’água.

Com a consulta pública, a equipe de desenvolvimento do novo PIRH Doce busca obter contribuições para esses temas, especialmente para a identificação de áreas críticas com relação ao balanço hídrico (oferta e demanda de água), complementação dos programas em andamento e a consolidação dos usos atuais das águas superficiais da bacia.

A revisão do PIRH Doce está sendo conduzida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, com a participação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Agedoce e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce). O PIRH Doce integrará os planos de recursos hídricos das bacias afluentes (PDRHs/PARHs) e vai resultar numa proposta de enquadramento dos corpos hídricos em classes, de acordo com os usos preponderantes para toda a bacia.

Audiência Pública para Consolidação do Diagnóstico do rio Doce

Baixo Doce (ES): Bacias e regiões hidrográficas dos rios Guandu, Santa Joana, Santa Maria do Doce, Pontões e Lagoas do rio Doce, Barra Seca e Foz do rio Doce.

Dia: sexta-feira (19)

Horário: das 9h às 12h

Formulário para contribuiçõeshttps://forms.gle/QUMjyx5WsuN12VfL8

Audiência Pública: Link para o Microsoft Teams (acesse no horário): Acesse aqui.

 

Reprodução Governo do Estado