Biólogo alerta para a preservação do curso dos rios

Biólogo alerta para a preservação do curso dos rios

Curvas de rios contribuem para a biodiversidade, as reservas nos aquíferos subterrâneos e a fertilidade dos solos, afirma Almir Bressan Júnior

As curvas que os rios formam, denominadas de meandros, foram o principal assunto debatido pelo biólogo e ex-secretário estadual de Meio Ambiente do Estado em três governos, Almir Bressan Júnior, em mais um dia de ações desenvolvidas na Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce, na Assembleia Legislativa. Ele falou para os alunos do Instituto Gênesis, de Vitória e Serra, sobre a importância da gestão das águas nas bacias hidrográficas.

“A retificação dos cursos dos rios no Brasil, como foi feito em São Paulo, no Rio Pinheiros, é um atentado ao meio ambiente, pois os meandros são importantes para a contenção e infiltração das águas no solo fértil, contribuindo para as reservas de água nos aquíferos subterrâneos. Manter as curvas dos rios é atenuar a velocidade das águas e contribuir para uma biodiversidade maior, formando tanques de decantação natural”, alertou Bressan.

Fotos da palestra

O biólogo destacou que, em 1997, foi instituído no Espírito Santo o Sistema de Gerenciamento de Bacias, mas com o controle ambiental iniciado ainda em 1976, em sua primeira gestão na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, tomando como base a experiência bem-sucedida do governo francês na despoluição do Rio Sena, que corta Paris.

Semana

A Semana de Proteção ao Rio Doce vai até sexta-feira (22), no Auditório Augusto Ruschi. A iniciativa é da Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce), vinculada à 2ª Secretaria da Ales. Formada por cinco deputados estaduais capixabas e outros cinco mineiros, a Cipe atualmente é presidida pela deputada Janete de Sá (PSB).

O evento é anual e realizado sempre na semana do dia 22 de março – Dia Mundial da Água, e reúne nas palestras ambientalistas e alunos de diferentes escolas da Grande Vitória. No encontro desta terça (19) participaram cerca de 40 alunos das unidades do Instituto Gênesis de Vitória e Serra.