César Colnago vai exercer o cargo de gestão de pessoas da Secretaria da Assembleia Legislativa do ES

César Colnago vai exercer o cargo de gestão de pessoas da Secretaria da Assembleia Legislativa do ES

O ex-vice-governador César Colnago (PSDB) está de casa nova: a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Colnago é médico, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado, e foi cedido pelo para atuar na Casa de Leis, conforme publicado no Diário Oficial do governo no dia 30 de agosto. Ele vai exercer o cargo de gestão de pessoas da Secretaria da Assembleia Legislativa.

“Em janeiro do ano passado o Erick conversou comigo e me chamou para participar da gestão com ele, e só acabou acontecendo agora. Tenho com ele uma relação boa, amistosa, amiga. Estou ajudando mais na parte administrativa do que política”, afirmou Colnago.

Apesar de desconversar sobre o viés político da mudança, a ida para o Legislativo está alinhada às pretensões de Colnago para 2022.

Em uma breve conversa com a reportagem do Folha Vitória durante a vinda do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ao Espírito Santo, em junho deste ano, Colnago afirmou que deve disputar o governo estadual ou uma vaga na Assembleia Legislativa no ano que vem.

A chegada ao Legislativo e a aproximação ao presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), e aos demais deputados pode ajudá-lo na briga por uma vaga na Casa de Leis.

Além disso, há uma sinalização de afastamento do ex-deputado federal em relação ao governador Renato Casagrande (PSB), o que também faz sentido considerando a possibilidade de Colnago concorrer ao governo e enfrentar o atual governador nas urnas.

Levando em consideração que o apreço de Erick Musso por Casagrande não anda lá essas coisas, a chegada de Colnago é bem-vinda e pode ser interessante para o possível postulante a uma vaga na Câmara Federal. Afinal, o republicano não dá ponto sem nó.

Em 2018, sem o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) na disputa, o tucanato capixaba apoiou Casagrande.

“A prioridade é eleger deputados estaduais, federais e a presidência da República. A questão do senador e governador vamos discutir mais na frente. Não tem nenhuma definição. A conjuntura vai se dar muito no ano que vem, em junho e julho, com as convenções”, disse Colnago.

Também durante a vinda de Eduardo Leite ao Estado, o presidente do PSDB no Espírito Santo, Vandinho Leite, afirmou que a regional só vai discutir candidaturas majoritárias após as prévias do partido para definir o candidato à presidência da República.

Reprodução PMV