Chuvas causam morte e deputados pedem ajuda contra estragos

Chuvas causam morte e deputados pedem ajuda contra estragos

Na Fase do Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (16), deputados cobraram ajuda do governo do Estado para sanar os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram nesta madrugada nas localidades de Guararema e Cedrolândia, em Nova Venécia, e também no município de São Gabriel da Palha.

Freitas disse que um homem morreu levado pela correnteza da inundação em Guararema. Em conversa por vídeo com o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes (PDT), o parlamentar falou sobre a situação de caos que se instalou nesses dois distritos.

“A água tomou conta da parte baixa e da principal avenida que corta Guararema e Cedrolândia, mas a ponto de colocar dois metros de água na principal avenida. Durante a madrugada, todos os comércios inundaram. Muitas famílias que dormiam neste momento acordaram com água dentro de casa”, relatou.

“Fica o nosso pedido de ajuda iminente e de ajuda urgente”, cobrou Freitas, que disse já ter entrado em contato com o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel André Có Silva. O pedido foi reforçado pelo deputado Engenheiro José Esmeraldo (sem partido).

Torino Marques (PSL) fez uma reflexão sobre a força da natureza. “As chuvas deixaram mais uma vez a velha reflexão sobre essa complicada convivência entre nós, os seres humanos, e a natureza. Ao longo do tempo, invadimos as florestas e em muitos lugares boa parte das margens dos rios. A história se repete por décadas”, frisou.

A deputada Raquel Lessa (PSD) se solidarizou com moradores dos bairros Boa Vista, Santa Helena, Vila Fartura, no município de São Gabriel da Palha, onde chuvas fortes deixaram pessoas desabrigadas.

Hospital materno-infantil

Vandinho Leite (PSDB) criticou o que chamou de “re-re-reinauguração”, a inauguração pela terceira vez do Hospital Materno-Infantil da Serra. O parlamentar disse que existem denúncias sobre o modelo de contratação de profissionais.

“A instituição que vai fazer a gestão do hospital convidou profissionais para participar de um processo seletivo somente por whatsapp daqueles indicados por membros da prefeitura municipal”, explicou. Segundo o tucano, existe um “gabinete paralelo” na cidade, que estaria sobre investigação.

Reprodução Ales