Cinemas, teatros e circos já podem ter 100% de ocupação no ES

Cinemas, teatros e circos já podem ter 100% de ocupação no ES

Já está liberada a ocupação máxima de público para os cinemas, teatros, circos e eventos similares no Espírito Santo. A decisão, publicada em Diário Oficial na última semana, revoga uma portaria de janeiro deste ano.

Ficam revogadas as medidas qualificadas (orientações específicas) previstas nos itens 7, 8 e 9 do quadro III – Cinemas, Teatros, Circos e Similares do Anexo IV da Portaria nº 13-R, de 23 de janeiro de 2021.

A portaria limitava a entrada de clientes nos estabelecimentos, evitando aglomerações e mantendo a distância mínima de 1,5 metros.

O uso de máscaras, no entanto, continua obrigatório em todo o Espírito Santo, mesmo em ambientes abertos.

A vacinação também é obrigatória para quem pretende frequentar os locais. A regra é válida para quem tomou qualquer dose dos imunizantes contra a covid-19. Um documento comprobatório deve ser exigido na entrada.

Mudanças para eventos nas cidades em risco ‘baixo’

Desde o dia 08 de novembro, nos municípios que estiverem classificados em risco baixo, a ocupação para eventos em locais fechados pode ser de, no máximo, 50% da capacidade com limite de 1.200 pessoas.

Todas as pessoas que forem participar dos eventos devem estar vacinadas.

“Se um cerimonial comportar 2.500 pessoas, ele poderá colocar até 1.200 pessoas, 1.250 pessoas não pode porque irá ultrapassar o limite”, frisou o governador Renato Casagrande.

Nos eventos em locais abertos, o limite é de 50% da ocupação com pessoas vacinadas.

Reprodução Folha Vitória