Cipe realiza Semana de Proteção ao Rio Doce

Cipe realiza Semana de Proteção ao Rio Doce

De segunda (18) a sexta-feira (22) serão realizadas palestras sobre temas ligados à preservação dos recursos hídricos

Começa nesta segunda-feira (18) e vai até sexta-feira (22) mais uma edição da Semana de Proteção ao Rio Doce, iniciativa da Assembleia Legislativa (Ales). O evento acontece no Auditório Augusto Ruschi e reúne uma série de palestras sobre preservação e gestão de recursos hídricos. A organização fica a cargo da Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce).

Quem dá o pontapé nas discussões é o engenheiro ambiental e hidrogeologista Henrique Lobo. O profissional falará sobre “Os Rios da Terra” para cinquenta alunos da Escola Super Aprendiz. Entre os temas abordados pelos palestrantes este ano estão ainda a responsabilidade social na proteção dos rios, os mitos, histórias e desafios sobre o Rio Jucu e o caminho percorrido pelo lixo nas águas.

“Um dos objetivos da Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce é promover a democratização do debate sobre a necessidade de proteção das nossas bacias hidrográficas, em especial do Rio Doce. Ouvir a opinião de alunos, professores, sociedade civil organizada e órgãos ligados ao meio ambiente sobre os problemas que afetam a qualidade de nossos rios e o que poderá ser feito para mudar essa realidade”, afirma o coordenador da Cipe Rio Doce, Hernandes M. Bermudes.

Resolução

A Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce foi criada na Ales pela Resolução 2.885/2010. O evento é anual e acontece sempre na semana que compreende o dia 22 de março – Dia Mundial da Água. Sua organização é de responsabilidade da coordenação da Cipe Rio Doce, vinculada à Coordenação Especial de Relações Institucionais (Ceri). Os servidores da casa que participam da programação recebem certificado.

Durante a semana, a comissão se propõe não só a democratizar informações sobre a conservação de recursos hídricos, mas também promover o debate sobre a qualidade do ensino referente à temática ambiental como forma de colaborar com alunos e educadores.
Cada palestra que compõe a programação recebe alunos de diferentes instituições de ensino, como o colégio Castro Alves e o Instituto Gênesis. Ao todo, mais de 500 estudantes devem passar pelo evento. A participação é aberta ao público.

Cipe Rio Doce

Criada em 1999 para promover o debate e propostas para o uso racional dos recursos hídricos da bacia do Rio Doce do Espírito Santo e Minas Gerais, a Cipe Rio Doce é formada por deputados estaduais das duas unidades da Federação.

A comissão é composta por cinco parlamentares de cada estado, com rodízio na presidência e vice, e mandato de dois anos. Atualmente, a presidente da comissão é a deputada Janete de Sá (PSB). O vice-presidente é o deputado mineiro Leleco Pimentel (PT). Ambos foram eleitos para o biênio 2023/2024.

A bacia do Rio Doce envolve 30 municípios capixabas e 201 mineiros, em uma área geográfica de 84 mil km². As principais cidades banhadas pelo rio no território do Espírito Santo são Colatina e Linhares.

Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce 2024

PROGRAMAÇÃO

Dia 18/03 (segunda-feira)
14h
Tema: “Os Rios da Terra”
Palestrante: Henrique Lobo – Engenheiro Ambiental e Hidrogeologista
Instituição: Escola Super Aprendiz

Dia 19/03 (terça-feira)
9h
Tema: “Gestão das Águas por Bacias Hidrográficas”
Palestrante: Almir Bressan Júnior– Biológo e Ex- Secretário Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo
Instituição: Instituto Gênesis

13h30
Tema: “A Proteção dos Nossos Rios e a Responsabilidade de Todos”
Palestrante: Tânia Silveira – Doutoranda em Ciências Sociais e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do ES
Instituição I: Centro de Integração Empresa Escola
Instituição II: Escola Super Aprendiz

Dia 20.03 (quarta-feira)
13h30
Tema: “Rio Jucu: mitos, histórias e desafios contemporâneos”
Palestrante: Renata Bomfim – Ambientalista e presidente do Instituto Ambiental Reluz
Instituição I: Colégio Castro Alves
Instituição II: Escola Super Aprendiz

Dia 21.03 (quinta-feira) 
9h
Tema: “Rio Jucu: mitos, histórias e desafios contemporâneos”
Palestrante: Renata Bomfim – Ambientalista e presidente do Instituto Ambiental Reluz
Instituição: Instituto Gênesis

21.03 (quinta-feira)
15h
Tema: “O Caminho do Lixo”
Palestrante: Rafael Braga Vieira – Ambientalista do Projeto Pegada
Instituição: Instituto Gênesis

22.03 (sexta-feira)
9h
Tema: “Os rios e o fotógrafo de natureza.”
Palestrante: Leonardo Merçon – Fotógrafo de natureza e documentarista, mestre em Conservação da Biodiversidade pelo IPÊ/ESCAS
Instituição: Escola Super Aprendiz

Local dos eventos: Auditório Augusto Ruschi, Pilotis da Ales
Mais informações: Cipe Rio Doce / (27) 3382-3837