Conselho Municipal de Segurança (COMSU) Celebra o Lançamento do Livro sobre Gestão de Segurança e Participação Comunitária

Conselho Municipal de Segurança (COMSU) Celebra o Lançamento do Livro sobre Gestão de Segurança e Participação Comunitária

Conselho Municipal de Segurança de Vitória lança obra que destaca a colaboração entre autoridades e cidadãos para fortalecer a segurança urbana.

O autor Aylton Trancoso Dadalto marcou um marco significativo ao lançar seu mais recente livro, intitulado “Gestão Estratégica da Segurança Pública”. Este livro, que aborda um tema de extrema importância e sensibilidade na administração municipal, foi apresentado em um evento memorável na terça-feira, 22 de Agosto, no Auditório da Prefeitura Municipal de Vitória, em Bento Ferreira.

A gestão eficaz da segurança pública é um desafio que demanda estratégias robustas e envolvimento coletivo. O Conselho Municipal de Segurança Urbana (COMSU) de Vitória, composto por moradores da capital e representantes dos poderes públicos, desempenha um papel fundamental nesse processo.

Para estabelecer os parâmetros dessa colaboração conjunta, o COMSU lançou o livro intitulado “Gestão Estratégica da Segurança Pública: Legitimação e Participação Efetiva do Conselho Municipal de Segurança Urbana”.

A cerimônia de lançamento, ocorrida no dia anterior, reuniu mais de 300 pessoas notáveis no Auditório do Palácio Municipal, situado em Bento Ferreira, Vitória. Entre os presentes estavam o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o presidente da Câmara Municipal, o vereador e delegado Piquet, além do Deputado Estadual Deninho e outros distinguidos colaboradores.

Aylton Dadalto, autor do livro e presidente do COMSU, expressou: “O COMSU é uma plataforma para promover um diálogo entre aqueles que vivenciam o cotidiano da comunidade e as autoridades responsáveis pela execução dos serviços de segurança. Este livro encapsula nossas discussões, destacando com doutrina, técnica e conteúdo que a segurança pública é alcançável por meio da participação de todos”.

Dadalto, advogado pós-graduado em Gestão, Políticas e Segurança Pública, também é um professor de Direito e enfatizou que o conselho representa as demandas essenciais da população.

“É uma escuta atenta das realidades da comunidade, o seu ponto mais sensível. O Conselho atua como um canal de diálogo, percorrendo as 9 regiões da capital e dando voz aos moradores, evitando a necessidade deles procurarem diretamente a administração pública. Dessa forma, desenvolvem-se políticas de segurança mais concretas e adequadas à realidade local”, destacou.

O COMSU, parte integrante da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsu), é composto por nove moradores eleitos das diferentes regiões da capital, juntamente com representantes de instituições como a Guarda Municipal de Vitória, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras.

O evento de lançamento proporcionou uma oportunidade de reflexão sobre a importância da colaboração entre cidadãos e autoridades para fortalecer a segurança urbana.

A obra contou com contribuições valiosas de colaboradores como André de Albuquerque Garcia, Carlos Magno Moulin Lima, Leandro Miranda Ernesto, Liz Spinello Quaresner, Raphael Americano Câmara, Roberto Antônio Darós Malaquias e Yuri Corrêa Araújo, enriquecendo o conteúdo com perspectivas dos conselhos de segurança e da comunidade de políticas públicas e segurança urbana.