Danilo Bahiense cria PL e propõe transferência de armas de fogo a agentes de segurança aposentados
O projeto de lei 124/2023, de autoria do Delegado Danilo Bahiense (PL), foi recentemente aprovado e propõe a possibilidade de os órgãos de segurança pública transferirem as armas de fogo de uso pessoal aos seus integrantes por ocasião de suas aposentadorias ou transferências para inatividade.
Bahiense, que atuou por 33 anos na Polícia Civil (PCES), comentou que teve de devolver sua arma após quase 15 anos de uso quando se aposentou. Ele explicou que frequentemente as armas usadas por longos períodos pelos agentes são doadas a guardas municipais ou até mesmo destruídas por serem consideradas antigas. Além disso, argumentou que aposentados armados podem contribuir para a segurança da população.
João Coser (PT) e Tyago Hoffmann (PSB) expressaram seu apoio à iniciativa, enfatizando que, embora sejam contrários ao armamento da população civil, não veem problemas neste caso, já que os agentes de segurança passaram por treinamento e trabalharam armados por anos. Entretanto, Iriny Lopes (PT) destacou sua posição divergente em relação ao uso de armas, mencionando que essas mesmas armas poderiam ser roubadas e usadas contra seus portadores.
Outros parlamentares, como Alcântaro Filho (Republicanos), Muribeca, Denninho, Coronel Weliton (PTB) e Capitão Assumção (PL), manifestaram total apoio à proposta. Capitão Assumção ressaltou: “É o reforço de um contingente. Ele está sendo agraciado pela arma que usou durante tanto tempo. É preparado e capacitado, vai ser um reforço para o policiamento ostensivo, que se encontra deficitário”.
Fonte: OpniãoES.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.