Debate na Tribuna Livre abordou o uso de linhas de cerol e chilena em pipas

Debate na Tribuna Livre abordou o uso de linhas de cerol e chilena em pipas

A Câmara de Vitória recebeu a Capitã do Corpo de Bombeiros do Estado, Carla Andressa Nascimento Silva, para falar sobre os perigos das linhas de cerol e chilena. Ela usou a Tribuna Livre nesta terça-feira (15/08). A Tribuna Livre é um espaço durante a Sessão Ordinária onde o cidadão pode apresentar sugestões aos parlamentares.

A Capitã Andressa descreveu as diferenças entre as diversas linhas usadas na brincadeira de soltar pipas.

“Linhas cortantes são utilizadas na prática de pipa, que é uma prática saudável, mas que alguns acrescentam substâncias na linha que dão poder de corte. Muita gente acha que só existe o cerol, mas, na verdade, existem outras linhas mais importantes que o cerol”, revelou.

Ela descreveu as técnicas; linha com cerol, mais tradicional, feita com cola e vidro moído; a linha chilena, de algodão, com a mistura do óxido de alumínio e pó de quartzo, que são substâncias mais cortantes. E há também a linha indonésia, de náilon, feita com carbeto de silício e uma cola instantânea, chamada de cianoacrilato.

“A linha cortante causa danos e cortes nas mãos de quem pratica e também nos pilotos de moto, quando pegam no pescoço deles e podem levar a óbito. O uso também podem causar a queda dos motociclistas e atropelamentos”, descreveu a Capitã.

“Atendemos vítimas de atropelamentos e de quedas de telhado. Além disso, elas podem cortar linhas elétricas, que podem interromper o fornecimento de energia elétrica e causar choques”, acrescentou.

No Estado há a Lei 8092/2005 que proíbe a fabricação, a comercialização e o uso de cerol e da denominada linha chilena.

“Temos essa lei estadual que proíbe a fabricação, a comercialização e o uso de cerol e da denominada linha chilena, mas não temos lei que proíbe a prática”, destacou a Capitã.

“Temos que fazer fiscalização. O uso aumenta muito no período de férias”, observou. “É importante reforçar a fiscalização e punir quem pratica essa atividade. Temos que conscientizar a população de que esse tipo de produto é perigoso e causa a morte. Muitas vezes não são as crianças que compram essas linhas, são os adultos”, alertou.

A vereadora Karla Coser parabenizou pela ação de alerta e sugeriu que houvesse mais divulgação dos riscos e realização de ações preventivas.

O vereador Maurício Leite lembrou de um caso em que um conhecido dele perdeu o retrovisor do carro, cortado por uma dessas linhas. E o vereador Dalto Neves reforçou relatando que ele próprio já foi cortado por uma linha ao andar de moto. Ele sugeriu uma legislação mais severa.

Homenagem – Durante a Sessão, o vereador Luiz Emanuel homenageou a paranaense Bruna Zwierzykowski, representante do curso de línguas KNN Idiomas. Outros responsáveis pelo curso também foram homenageados: Thiago Vieira, Talita Guimarães e Mateus Salena.

Estiveram presentes na sessão os vereadores: Delegado Piquet (Republicanos), Aloísio Varejão (PSB), André Brandino (PSC), André Moreira (PSOL), Chico Hosken (Podemos), Dalto Neves (PDT), Davi Esmael (PSD), Duda Brasil (União); Karla Coser (PT), Leonardo Monjardim (Patriota); Luiz Emanuel (Republicanos), Luiz Paulo Amorim (SDD), Maurício Leite (Cidadania), Vinicius Simões (Cidadania).

 

Confira o que foi apreciado:

 

URGÊNCIA

1. Projeto de Resolução n° 19/2023, processo n° 9804/2023

Autores: vereadores Delegado Piquet, Anderson Goggi, Leonardo Monjardim, Mauricio Leite

Ementa: altera a Resolução nº 2070/23 que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Vitória.

APROVADO

REDAÇÃO FINAL

1. Projeto de Lei n° 166/2022, processo n° 12032/2022

Autor: vereador André Brandino.

Ementa: Dispõe sobre denominação de Praça Pública, localizada no

Bairro Nova Palestina, no Município de Vitória/ES, para Praça Maria

Marcelina.

APROVADO

 

Fonte: CMV