Debate sobre a situação da Lagoa Juara é realizado pelos Representantes do Meio Ambiente

Debate sobre a situação da Lagoa Juara é realizado pelos Representantes do Meio Ambiente

Reunião do colegiado deve contrapor reclamações de moradores sobre poluição da água e posicionamento de empresas responsáveis pelo saneamento em Serra

A semana será mais curta, em razão de feriado religioso, mas as comissões da Assembleia Legislativa (Ales) seguem promovendo importantes debates. Os colegiados fecham o mês de março discutindo, entre outras pautas, as possibilidades de despoluição da Lagoa Juara, no município da Serra, importante manancial do Estado.

Para a reunião na quarta-feira (27), a partir das 14 horas, são esperados representantes das pastas municipal e estadual de Meio Ambiente, da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e da Ambiental Serra, concessionária de parceria público-privada (PPP) firmada com a Cesan, responsável pela operação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade. As demandas e cobranças dos moradores serão apresentadas por Claudiney Rocha, técnico em Meio Ambiente e morador de Jacaraípe.

“As empresas responsáveis pelo tratamento no município, Ambiental Serra e Cesan, falam que o esgoto é tratado, mas vemos as águas todas contaminadas. Hoje a Lagoa Juara é a maior lagoa dentro do município, faz parte da bacia do Rio Jacaraípe e tem dois grandes afluentes altamente contaminados com esgoto, que são os córregos das Laranjeiras e o Doutor Robson”, adianta Rocha sobre o dilema envolvendo a lagoa.

A Lagoa Juara está num circuito turístico com empreendimentos na orla, peixarias, passeios de pedalinho e barco. “Recebe de 3 mil a 4 mil turistas por final de semana e as pessoas se deparam constantemente com esgoto”, cita. O técnico explica que duas elevatórias da Cesan ainda estariam jogando o esgoto dos bairros próximos no córrego Das Laranjeiras. Citando que os pescadores que ainda moram na região criam peixes em Linhares, “com toda uma logística para poder vender para o turista daqui (Serra)”. Rocha esclarece que a preocupação não é só ambiental, passa por questões de saúde e socioeconômicas.

O morador explica que apesar de a fiscalização municipal atender chamados e comprovar que continuam jogando esgoto in natura nos córregos, tendo até mesmo autuado as duas empresas, faltaria mais atenção e cobrança por parte de Executivo e Legislativo municipais. “Hoje se paga 80% de taxa de esgoto para simplesmente esse esgoto ser captado e lançado nos mananciais”, afirma o convidado. Seriam mais de 20 anos de reclamação dos moradores. O assunto já rendeu duas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) na Câmara Municipal.

Drogas

A semana das comissões também guarda o debate sobre proibição e liberação de drogas lícitas e ilícitas, e como os diferentes tipos de consumo refletem na saúde, nas famílias e na segurança pública. A reunião da Comissão de Segurança será na terça, às 10 horas. Foram convidados para a discussão, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, José Darcy Santos Arruda; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Douglas Caus; a procuradora-geral de Justiça do Estado, Luciana Gomes Ferreira de Andrade; e o defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo.

“O debate sobre as drogas lícitas e ilícitas é sempre fundamental. Estatisticamente, diversos crimes, como assassinatos, lesões corporais e violência doméstica, têm correlação com o uso do álcool. É uma substância que está presente no meio da sociedade e que é preciso ter a devida compreensão dos malefícios de seus abusos, que são capazes de destruir famílias inteiras”, lembra o deputado Delegado Danilo Bahiense (PL).

“No caso dos entorpecentes, há um problema social e de criminalidade. Diversas facções têm como combustível de seus negócios o tráfico de drogas. E isso reflete na violência urbana, com criminosos altamente armados. O exemplo que as nossas polícias deram ao prender o traficante Marujo é importantíssimo: criminoso tem vida curta nos seus atos, sendo preso ou morto por rivais cedo ou tarde” complementa o parlamentar.

Saúde

A Comissão de Saúde recebe na terça, a partir das 9 horas, a secretária municipal de Saúde de Vitória, Magda Cristina Laborguine. Magda vem apresentar os projetos de inovação que a pasta implementa no município. O colegiado realiza ainda uma reunião extraordinária, às 10h30, para discutir a situação do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, de Montanha, com a participação do presidente do Conselho de Administração da Sociedade Beneficente e Cultural de Montanha (SBCM), Francisco de Assis Ferreira.

Livro

Na terça, às 13h30, a Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente discute os desdobramentos sobre a distribuição do livro “Os olhos de Caterinna”, de Moisés Luiz Salviato Neto, para alunos da EEFM Ethevaldo Damazio do município de Santa Teresa. Devem participar da reunião representantes do Conselho Tutelar, da Polícia Civil e da própria escola.

Confira a agenda da semana*:

Segunda (25)
10h – Reunião extraordinária da Comissão de Cultura – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Comissão de Finanças – Plenário Dirceu Cardoso
15h – Sessão ordinária – Plenário Dirceu Cardoso
18h – Aniversário da Academia de Letras Jurídicas do Espírito Santo – Auditório Hermógenes

Terça (26)
9h – Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
10h – Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso
10h30 – Reunião extraordinária da Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
11h – Comissão de Direitos Humanos – Plenário Judith Leão
13h30 – Reunião extraordinária da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
15h – Sessão ordinária – Plenário Dirceu Cardoso
19h – Solene 92 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Seccional ES – Plenário Dirceu Cardoso

Quarta (27)
9h – Sessão ordinária – Plenário Dirceu Cardoso
14h – Reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente – Plenário Rui Barbosa