Dedo de Prosa desta 6ª fala sobre ancestralidade

Dedo de Prosa desta 6ª fala sobre ancestralidade

Tema é fio condutor de “Dores de Ébano”, coletânea de poemas da escritora e ativista cultural Mônica Porto

Professora, ativista cultural e escritora, Mônica Porto é a convidada do programa Dedo de Prosa desta sexta-feira (9), na TV Ales. Durante a entrevista, a autora apresenta seu livro “Dores de Ébano” (2021), uma coletânea de poemas que tem como fio condutor a ancestralidade. Ela também escreveu a obra infantojuvenil “Um Caçador de Pipas de Outro Mundo” (2017) e o livro infantil “Historieta de uma flor, a Julieta” (2018).

Sobre a sua última publicação, Mônica conta detalhes do processo criativo e da escolha dos 101 poemas. “As poesias que compõem esse livro trazem muito das questões históricas e das dores diárias do povo negro. É uma celebração das nossas origens”, explica a escritora.

Mônica também é responsável pelo espaço cultural “Casa Constância D’Angola”, local dedicado à valorização da cultura no município de São Mateus. Na entrevista, ela fala um pouco do trabalho desenvolvido no espaço e também reflete sobre os desafios enfrentados pelos escritores locais para divulgação de suas obras.

Acompanhe

O programa Dedo de Prosa faz parte da programação da TV Ales e vai ao ar nesta sexta, com edição inédita, às 13 horas, 18h30 e 23h15. Na Grande Vitória, a emissora está disponível nos seguintes canais: 3.2 (aberto e digital); 319.2 (Vivo); 12 (NET); 23 (RCA) e 519.2 (Sky).

Nos horários de exibição, o programa também pode ser visto de qualquer lugar por meio do portal da Ales e pelo canal da TV Ales no YouTube, no qual estão disponíveis as edições anteriores.