Deputada alerta sobre câncer de mama

Deputada alerta sobre câncer de mama

Projeções indicam que até o final do ano 900 capixabas poderão ter a doença

Setenta e três mil novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Brasil até o final de 2024. Destes, 900 estão projetados para atingir mulheres do Espírito Santo. O alerta foi feito pela deputada Janete de Sá (PSB), citando dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em discurso realizado na tarde desta segunda-feira (14) em sessão da Assembleia Legislativa (Ales).

Ela lamentou o fato de os casos estarem aumentando nos últimos anos, mesmo com campanhas de conscientização sobre medidas de prevenção contra a doença, realizadas no estado com o apoio, principalmente, da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Entre elas, o Outubro Rosa.

De acordo com a deputada, números do Hospital Santa Rita, instituição a qual a Afecc é vinculada, apontam que os registros foram estes nos seguintes anos: 2019 (727), 2020 (770), 2021 (877), 2022 (868) e 2023 (1008). Em 2024, até o mês de julho, os casos somaram 595 registros.

A parlamentar destacou a importância do Outubro Rosa, como período no qual as mulheres são “lembradas a cuidar de sua saúde, realizar os exames de rotina e conhecer o seu próprio corpo ao fazer o autoexame das mamas”.

Janete ressaltou ainda que é fundamental o poder público e a sociedade em geral se preocuparem com a saúde mental e emocional das mulheres atingidas pelo câncer de mama. “Que possamos transformar essa cor (rosa) em um símbolo de força, solidariedade e esperança entre nós mulheres. Vamos juntas promover essa campanha de conscientização”, conclamou.