Deputados prestigiam congresso de vereadores

Deputados prestigiam congresso de vereadores

A quinta edição do Congresso de Vereadores do Espírito Santo teve início na noite de quarta-feira (14), no Hotel Sheraton, em Vitória. A solenidade de abertura contou com a presença de deputados estaduais e de outras autoridades políticas do estado. O objetivo do encontro, que vai até sexta (16), é a valorização dos legislativos municipais, com a capacitação de seus parlamentares.

A iniciativa é da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascames). “O vereador pode legislar sobre vários assuntos de interesse local e até apontar mudanças nas constituições Federal e a Estadual. Precisamos vencer aquela velha visão de que o limite constitucional de trabalho do vereador é estreita. Por isso, nós estamos trabalhando para que os nossos líderes possam legislar com qualidade, fazendo boas leis locais que vão promover a diferença na vida das pessoas”, explicou o presidente da Ascames, Cesinha Ronchi (PSDB).

Homenagem

Na solenidade de abertura do congresso, que reúne cerca de 100 vereadores capixabas, o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), foi homenageado pela organização do evento.

“O vereador é um líder comunitário com mandato e tem uma representatividade enorme. Na essência, é ele que lida diretamente com os problemas da sociedade, sendo uma peça importante para as políticas públicas do Estado. Eu sei bem o quanto é importante esse papel porque fui vereador e, por isso, essa homenagem tem uma importância histórica para mim”, disse Marcelo Santos, que começou a vida pública como vereador em Cariacica.

O presidente da Assembleia falou da recente criação do Colégio Permanente de Presidentes de Câmaras, iniciativa encabeçada pelo Legislativo estadual. Segundo ele, será um espaço para trocar ideias e tecnologias que tiveram êxito no parlamento estadual como os programas Ales Digital e Revisa Ales, bem como as medidas de transparência que fizeram da Ales a segunda casa legislativa estadual mais transparente do Brasil.

“Queremos transferir isso tudo para as câmaras, capacitando-as para promover fortes ações no desenvolvimento capixaba, começando pelas cidades”, pontuou.

Também homenageado da noite, o vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) elogiou a formação do colegiado de presidentes de câmaras. “Excepcional a ideia da aproximação da Assembleia com a base local e acho que nós precisamos evoluir também nessa mesma direção no relacionamento do Poder Executivo para que, dessa relação, nós possamos proporcionar e produzir um atendimento cada vez melhor às nossas comunidades”, afirmou.

Fonte: Ales.