Disputa pela Prefeitura de Rio Bananal registra empate técnico, revela pesquisa

Disputa pela Prefeitura de Rio Bananal registra empate técnico, revela pesquisa

O jornal Diário de Notícias, de Linhares, divulgou na semana passada os resultados de uma pesquisa eleitoral que aponta empate técnico entre os dois principais pré-candidatos à Prefeitura de Rio Bananal, no Norte do Estado, nas eleições de outubro próximo.

De acordo com o levantamento, tanto na versão espontânea quanto na estimulada, a diferença percentual entre o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Edimilson Eliziário (MDB), e o seu principal concorrente, o atual presidente da Câmara de Vereadores Judaci Bolsoni (PSB), está praticamente no limite da margem de erro da pesquisa (5% para mais ou para menos), o que deixa os dois tecnicamente empatados.

Na espontânea, Edimilson aparece com 26,3% das intenções de voto contra 19,9% de Judaci. Já na estimulada (quando os nomes dos prováveis candidatos são apresentados aos eleitores entrevistados), o atual prefeito chega a 38%, enquanto Judaci Bolsoni sobe para quase 32%.

Apesar de aparecer liderando momentaneamente a disputa, a pesquisa aponta que o prefeito Edimilson Eliziário perdeu uma fatia de seu eleitorado. Considerando a versão estimulada, ele alcança no levantamento um percentual de votos inferior ao que teve nas eleições de 2020, quando foi eleito com 40,76% dos votos validos.

Por outro lado, o presidente da Câmara Judaci Bolsoni, que concorre à Prefeitura pela primeira vez, apresenta maior tendência de crescimento, pois é o que tem o menor índice de rejeição entre os pré-candidatos – apenas 5,8%. A pesquisa publicada pelo Diário de Notícias ainda mostra 21,3% de eleitores indecisos no município.

Outros dois pré-candidatos a prefeito de Rio Bananal aparecem distantes de Edimilson e Judaci na disputa, de acordo com a pesquisa: Bruno Pella (Podemos) e Jonaci Patrocínio (PL), com 7,2% e 1,4% das intenções de voto, respectivamente, na menção estimulada. Nedson Fernandes, o Jaburu, do PDT, anunciou também na semana passada a retirada de sua pré-candidatura. Ele e o partido devem oficializar apoio ao pré-candidato Judaci Bolsoni nos próximos dias.

No quesito rejeição, a pesquisa mostra Jonaci Patrocínio como o mais citado por 28,1% dos entrevistados, seguido por Bruno Pella, com 18,4%. O prefeito Edimilson é rejeitado por 17,3% do eleitorado ribanense, enquanto Judaci Bolsoni é o que tem a menor rejeição: apenas 5,8%.

O Jornal Diário de Notícias informou que a pesquisa eleitoral, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES) sob o nº 04023/2024, foi realizada em Rio Bananal nos dias 3 e 4 de maio, ouvindo 400 eleitores.

Fonte: Jornal do Norte Capixaba