Economistas poderão ter comenda na Assembleia
Batizada de Angela Maria Morandi, honraria visa homenagear profissionais com atuação de destaque no desenvolvimento econômico e social
Economistas com relevantes serviços prestados poderão receber uma homenagem que está em vias de criação na Assembleia Legislativa (Ales): trata-se da Comenda Angela Maria Morandi. A iniciativa visa reconhecer a contribuição desses profissionais no desenvolvimento econômico e social, já conta com parecer favorável das comissões de Justiça e Finanças e agora está em análise da Mesa Diretora.
O autor da medida é o deputado Tyago Hoffmann (PSB), por meio do Projeto de Resolução (PR) 15/2023. Segundo o texto, a honraria será concedida anualmente para até 30 economistas de destaque, preferencialmente no dia 13 de agosto durante sessão solene na Casa.
Patrona
Angela Maria Morandi era natural de Colatina, lecionou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – onde se graduou – por quase 30 anos no Departamento de Economia, área em que tinha mestrado, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A patrona da comenda atuou como pesquisadora no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e foi considerada fundamental para a fundação do grupo ES em Ação, iniciativa de empresários que ajudou o estado a superar a crise institucional no início dos anos 2000 por meio de apoio a um novo modelo de desenvolvimento.
Um desses alicerces foi a criação do Plano de Desenvolvimento 2030, liderado por Angela, segundo explica o deputado, com o objetivo de traçar uma agenda de longo prazo para o setor público e privado capixabas. Ela faleceu em 14 de setembro de 2019, aos 66 anos, em decorrência de um câncer.
Tramitação
As comissões de Justiça, de Finanças e a Mesa Diretora emitirão parecer sobre a proposta antes que ela seja votada no plenário.
Acompanhe a tramitação do PR 15/2023
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui